segunda-feira, 30 de julho de 2012

Tema: Palestra da Mulher


Evento: Palestra da Mulher
Período do Evento: 8 de Março de 2012
Coordenação: Gabriela Chaffin
Local :  Hospital da Mulher - Rua Arísio Gomes da Costa, nº 184 - Jardim Flamboyant - Cabo Frio

Relatório de Atividade Cultural

       A palestra foi iniciada com a Cantora e Diretora do CENSC Mulher, introduzindo o assunto sobre Dia da Mulher com uma pequena apresentação de slides, onde precisamos cultivar a cultura da paz, pois muitas mulheres morreram naquele dia. Elas trabalhavam em fábricas e lutavam para melhores condições, os maridos estavam no exército e um dia por serem rebeldes, pessoas trancaram essas trabalhadoras nas fábricas e atearam fogo. Diante desse fato, usam o dia 8 de Março para simbolizar o respeito a essa luta das mulheres. Foram as que mais batalharam pelos seus direitos, como no Rio Grande do Norte onde é iniciado o direito ao voto feminino. 
Além de termos atualmente um símbolo feminino na política que a Presidente Dilma Rousseff, a primeira mulher a assumir a Presidência da República. A ONU Mulher, é a nova liderança global em prol da pessoa de sexo feminino, percebendo-se assim que a mulher está garantido seu espaço no que é relacionado a direitos. Porém a mulher exige poder votar, que quando conseguiram, esses votos foram anulados, Carlota Pereira foi a primeira mulher a votar.
Em seguida foi iniciada um circuito de palestras, a primeira participante foi Marcela Alves, ela é uma escritora de livros infantis, um deles é "Jouhan e o Espelho de Zanandra". Ela relatou que  é importante saber como iniciar esse contato da criança com a leitura, pois a mesma não pode ser de forma obrigada, mas sim com prazer. O jovem que deve querer o livro, pois somente assim é que vai haver aprendizado, por isso é importante que se tenha uma motivação entre a literatura e a criança. É preciso que se haja esse incentivo desde os primeiros anos de vida da criança, onde a mesma, passa a ter acesso a livros de acordo com cada fase de sua vida. 
A influência que o adulto tem sobre a criança, é muito grande, tudo que ela vê o pai fazendo, por exemplo, passa a fazer também; e para confirmar esse relato, a autora Marcela passou um vídeo, que eu já havia visto na escola, em uma aula de Prática Pedagógica, cujo título era "Children see. Children Do.", tradução, Criança vê. Criança faz., e realmente isso que foi mostrado para todos, mesmo que sejam coisas ruins, os jovens vão sempre tentar imitar os mais velhos. A palestrante encerrou sua fala, com uma mensagem de Cecília Meireles sobre Arthur, uma criança que estava lendo e não viu o tempo passar com o livro, essa é a maior magia que o livro é capaz de fazer, nos levar a lugares, sem percebemos quanto tempo passou.
A próxima a se apresentar foi Néia Soares, ela é artesã; trabalha com crianças na rede pública sobre reciclagem, onde produz brinquedos. Vi alguns deles e todos são tão bem feitos, que não parecem ser de sucata, como bonecas, jogos, entre outros.  A Creuma Chaffin foi a próxima palestrante, ela fez uma demonstração de um produto biodegradável, criado por cientistas, onde 1 litro do mesmo, rende 133 litros, ele é anti-alérgico e limpa tudo, desde mancha de graxa a remédio. Com a demonstração, ela afirmou a importância da Mulher na limpeza, já que muitas são donas de casa, os produtos podem facilitar a vida  de todas as donas de casa; que não vão precisar perder tanto tempo tirando sujeiras. 
A palestra foi bem dinâmica, em abordou assuntos tão diferentes, mas que têm uma conexão, que é a Mulher, participar deste evento nesse dia tão importante foi uma maneira de celebrá-lo e mostrar o orgulho que tenho de fazer parte do sexo feminino, que sendo dito como frágil, lutou muito para ter seus direitos garantidos.
 
Algumas imagens do Evento:
















Nenhum comentário:

Postar um comentário