segunda-feira, 30 de julho de 2012

Tema: Desfile Cívico de São Pedro da Aldeia


Evento: Desfile Cívico de São Pedro da Aldeia
Período do Evento: 20 de Maio de 2012
Coordenação: SEMED
Local : São Pedro da Aldeia

Relatório de Atividade Cultural

O município de São Pedro da Aldeia completou no dia 16 de Maio, mais um ano de fundação, são 395 anos, tornando-o um dos mais antigos do Brasil. Para festejar a data foi realizado o tradicional Desfile Cívico Temático na Avenida São Pedro. O Desfile Cívico Aldeense é um dos mais comentados da Região dos Lagos devido a sua beleza e organização e já faz parte do calendário oficial de eventos da cidade.
O Desfile esse ano foi bem diferente dos anteriores, primeiramente, por acontecer em uma data totalmente diferente. O Desfile acontece todo o dia 16 de Maio, porém este ano ocorreu no dia 20 de Maio. Este adiamento foi devido ao mau tempo e assim não poderia expor as crianças a chuva, correndo o risco de ficarem doentes.
Até a chegada do domingo, houve ainda mais alguns ensaios com a banda da escola e as normalistas, para garantir que tudo se realizasse da melhor forma possível. Ao chegar na escola na manhã de domingo, também ensolarada, observei que havia poucas pessoas, estava um pouco receosa de que nem todas os estudantes comparecessem, porém ao longo da manhã, a maioria foi chegando.
O C. E. Dr. Feliciano Sodré, é uma das últimas escolas a desfilarem, geralmente depois de 12h00, porém neste ano, o desfile ocorreu às 10h30min. Como em todos os outros desfiles, haviam normalistas de calça e saia, todas foram organizadas e divididas de acordo com o tamanho e uniforme. Fomos instruídas palas pessoas do apoio a marchar, não olhar para o chão e mante a postura adequada.
A cidade estava bem movimentada, não havia o mesmo número de pessoas que comumente comparecem, porém ainda assim percebi que a maioria delas estavam presentes somente para ver a banda e os alunos do Feliciano. O tema do Desfile foi "Aquarela brasileira - Brasil de som e cores", aproveitando a comemoração dos 90 anos da Semana de Arte Moderna. Para a organização do desfile as escolas foram divididas em temas, todos pesquisados pelos alunos e professores, cujo resultado, foi apresentado na avenida, como: música, dança, literatura, artes visuais, arquiteturas, cinema, fotografia e paisagismo. Já as creches municipais fizeram uma homenagem ao palhaço Piolim, que participou da Semana de Arte Moderna.
O desfile relatou sobre a história da arte brasileira, desde a arte rupestre (as mais antigas representações artísticas conhecidas no país) até a criação da Academia Imperial de Belas Artes (escola superior de arte fundada no Rio de Janeiro por Dom João VI, o que mudou os rumos da arte nacional durante a segunda metade do século XIX). A cultura e a história dos índios Pataxós também foram mostradas no desfile, destacando a importância da arte indígena.
O Desfile Cívico teve a participação das escolas das redes municipal e particulares de ensino, Militares, ONGs e entidades filantrópicas.  O evento foi aberto pelo pelotão da base aeronaval de São Pedro da Aldeia, pelo 25º Batalhão de Polícia Militar de Cabo Frio e Região dos Lagos e Corpo de Bombeiros de São Pedro da Aldeia; depois desfilaram as repartições representativas do município.
Assim que o Colégio Feliciano Sodré, ficou em frente ao palco, todas as pessoas das arquibancadas começaram a aplaudir, gritar, ou seja, todos ficaram bastante eufóricos. Fiquei muito feliz de estar participando de um evento tão importante para a cidade e principalmente de estudar em um colégio que é tão querido pelos cidadãos. A banda do Feliciano, como em todos os anos, fez muito sucesso, pois os alunos são extremamente talentosos e o Maestro é realmente dedicado ao seu trabalho.
O desfile foi muito lindo, realmente foi bom ter esperado, pois se o evento tivesse ocorrido com chuva, não teria a qualidade que teve. Ficou claro que as escolas se empenharam para levar ao desfile muita criatividade e espirito cívico, o que é muito importante, pois nos dias de hoje é necessário que esses conceitos sejam passados para as crianças desde novas. E quando elas trabalham para fazer uma bela apresentação e veem que deu resultado, elas passam a ter orgulho de morar em São Pedro da Aldeia. Estando sempre mais estimuladas a continuar se esforçando para valorizar, divulgar e comemorar o aniversário de sua cidade.

Algumas imagens do Desfile Cívico:





Nenhum comentário:

Postar um comentário