quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Tema: II Feira Literarte - Feira de Literatura e Arte


Evento: II Feira Literarte  -  Feira de Literatura e Arte
Período do Evento: 05 à 09 de Setembro de 2012
Coordenação: SEMED
Local : Praia do Centro - São Pedro da Aldeia

Relatório de Atividade Cultural

Compareci todas as noites do evento da Feira Literarte, pois percebi que poderia aprender muito mais com todas as palestras e conversas. Em todas as noites o evento estava cheio de muitas pessoas, dentre elas, famílias, alunos, profissionais da educação, entre outros. 
Na quarta-feira, houve a conversa com o Psicanalista João Carvalho Neto, que falou sobre a Síndrome de Bournout no ambiente escolar. Ele iniciou sua apresentação agradecendo a presença e perguntando se alguém conhece ou já teve essa síndrome; apenas uma professora afirmou ter sido diagnosticada com a doença.
O Professor Antônio Torres, foi o próximo a se apresentar, ele refletiu muito sobre a leitura nos dias atuais e como promove-la, leu alguns trechos dos livros dele e de muitos autores renomeados. Relatou também que antigamente as pessoas não tinham muito acesso à livros, mas gostavam de ler; porém atualmente há uma grande facilidade e não existe um valor.
Os segundo e terceiros dias foram reservados para palestras com as autoras Patrícia Barboza, Leila Rego e Tammy Luciano. Não consegui acreditar, pois sou muito fã das três, principalmente da Leila e da Tammy, então vi uma oportunidade de conhecê-las pessoalmente.
Em seguida, as escritoras foram chamadas para o palco, foram recebidas com muitos aplausos e comemorações. Todas se sentaram sorridentes; a autora Patrícia Barboza iniciou o evento, afirmando estar muito feliz de comparecer a uma Feira Literária na cidade de São Pedro da Aldeia, ela não conhecia a região e está muito honrada de fazer parte de um evento tão importante para todos aqueles que se interessam pela leitura.
A autora Patrícia Barboza, é escritora de livros para adolescentes, uma dessas obras, é a série As Mais que já está na sua segunda continuação. Ela é coparticipante do projeto Novas Letras, que realiza debates e encontros em todo o Brasil. Neste evento, são discutidos temas como a importância da Leitura entre os jovens e qual a melhor forma de trabalhar livros com os adolescentes. Ela é idealizadora do projeto Leitura Nota 10, que promove palestras nas escolas, entre os estudantes da rede pública e privada de ensino.
Os livros que ela já publicou, são utilizados em provas e trabalhos escolares; ela relatou que não acredita que uma criação dela pode ser utilizada para avaliar o aluno. A autora enfatizou a responsabilidade que os autores possuem em relação à vida dos jovens, pois os joves que leem, podem tentar fazer da sua vida, algo parecido com a de um personagem. Patrícia contou uma situação, em que uma menina afirmou ter cortado o cabelo por causa de uma personagem do livro "As Mais".
A Patrícia contou também, algumas aventuras que já passou se tornar uma autora de sucesso. Ela relatou como foi sua primeira sessão de autógrafos, foi na Bienal, porém a autora não era conhecida, então ela pensou em como chamar atenção das pessoas no meio de todos aqueles livros e autores famosos. Resolveu se vestir toda de preto e colocar uma camisa com a estampa do livro dela. Segurou uma cestinha de pirulitos e ficou esperando as pessoas se aproximarem, quando chegavam, ela se apresentava e dava o pirulito. Patrícia afirmou que muitas pessoas ficavam olhando assustadas, pois não acreditavam que estavam falando com uma autora. Entretanto, os anos se passaram e atualmente, as pessoas fazem fila para pedir o autógrafo e tirar fotos com a autora.
A próxima que se apresentou, foi a Leila Rego, que escreveu os livros "Pobre não tem sorte" e "Pobre não tem sorte 2 - alguma coisa acontece no meu coração". Ela ganhou o prêmio Codex de ouro como Melhor Chik-lit de 2011. A autora, faz sucesso por apenas 5 anos, já possui milhares de livros vendidos no Brasil. Ela relatou como foi sua infância, e o que a fez se decidir por esta profissão.
Desde criança, Leila sempre estava inserida no mundo dos livros, morava no interior de São Paulo e não tinha acesso a nenhum outro meio de enterimento exceto os livros. Ela afirmou que os livros eram como se fossem suas idas ao shopping, festas, acampamentos para os jovens "normais". Além disso, sempre gostou de escrever, então começou escrevendo crônicas, pequenas histórias, até surgir a ideia de criar "Pobre não tem sorte" o que lhe proporcionou muito sucesso.
Em seguida, Tammy Luciano, se apresentou, agradeceu a todos os presentes pela oportunidade. Ela é jornalista, atriz e escritora. Lançou vários livros, porém o que lhe deu sucesso foi "Fernanda Vogel, na passarela da vida" que ela escreveu sobre a vida da modelo. Certo dia, uma das filhas da Fernanda Vogel telefonou dizendo que amou o livro, desde então ela vem lançado outras obras. Em 2009 lançou o terceiro livro, "Sou toda errada" que lhe garantiu mais fãs. Além disso, Tammy possui um grupo de teatro no Retiro dos Artistas e criou a Cia Teatral "Os sobrinhos da Frida Kahlo".
Os livros de Tammy também são muito lidos pelos jovens nas escolas e indicados por professores. Certa vez, ela compareceu a um evento em uma escola e viu na parede colado um cartaz. Nele estava escrito "Os melhores escritores", estavam, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Tammy Luciano, foi uma atividade que uma turma do 7° ano produziu. A autora diz que ficou tão emocionada, que pediu para a professora para ficar com o trabalho; atualmente ele está em uma moldura, na parede da casa dela.
O mais interessante, é que as habilidades como escritoras não vem da formação das autoras, pois Leila fez turismo, Patrícia cursou tecnologia da informação e Tammy estudou teatro. Então é possível perceber que não importa a graduação e idade, se a pessoa gosta de escrever deve fazer. O importante é ser feliz, para ser uma autora de sucesso, não precisa cursar Letras, mas ter muita criatividade, imaginação e prazer pelo que faz. É importante que tenha dentro de si, a vontade de ler e contar histórias, sem criar barreiras.
No sábado, Pedro Bandeira foi o grande destaque, o evento encheu de adolescentes e adultos. Pedro Bandeira foi muito simpático, conversou com os adolescentes sobre a importância da leitura para a formação dos mesmos. Ele sempre buscou interagir com a plateia e principalmente saber se eles têm o costume de ler. Com a conversa com os professores, Pedro Bandeira, buscou dar ideias, opinar e principalmente, criar estratégias para que os professores possam abordar temas de livros com muito sucesso perante os jovens.
Houve também, o lançamento e sorteio do Atlas Histórico e Geográfico de São Pedro da Aldeia, com Luiz Guilherme Moreira e Catarina Azevedo, eles foram autores desse atlas. Durante a palestra, eles buscaram explicar sobre o trabalho deles, como está organizado, entre outros. É um grande avanço na cidade, que ainda está em crescimento e não tinha muito reconhecimento. Assim, os alunos poderão estudar geografia com o atlas da própria cidade. No fim do evento, houve o sorteio de muitos atlas para as pessoas presentes.
O último dia de evento, reuniu muitos jovens que são fãs do autor Eduardo Sphor, que é jornalista, escritor e professor, blogueiro e podcaster brasileiro. É escritor de "A Batalha do Apocalipse". O evento lotou, com muitas pessoas interessadas em conhecer um pouco o autor e agradece-lo pelo livro. O autor passou toda a tarde respondendo a perguntas direcionadas para ele. Eduardo Sphor, explicou um pouco mais sobre a história do livro, seus personagens, curiosidades, entre outros. O evento foi finalizado, com uma noite de autógrafos com os jovens.
Sem dúvida a Feira de Literatura e Arte foi um grande sucesso, foi esperada 3000 pessoas e mais de 7000 compareceram nos seis dias. Acredito que todas as pessoas que visitaram o evento, foram modificados de alguma forma, pelo seu intelecto e a forma como veem os livros e a arte em si. Muitos leitores surgiram desta semana tão especial para o desenvolvimento da leitura na cidade de São Pedro da Aldeia.
Algumas Imagens:




Um comentário:

  1. Olá Yara, gostei muito das suas postagens. Você fez um portfólio digital com suas atividades . Parabéns. Com afeto do professor Evaldo

    ResponderExcluir