segunda-feira, 30 de julho de 2012

Tema: Aula Magna


Evento: Aula Magna
Período do Evento: 16 de Março de 2012
Coordenação: Marcia da Silva Quaresma
Local :  Universidade Veiga de Almeida - Estrada Perynas, s/n° - Perynas - Cabo Frio

Relatório de Atividade Pedagógica

Com o evento, aprendi a importância de se ter ambição na vida, devemos criar um projeto que pretendemos seguir ao longo dos anos. As nossas escolhas são individuais, cada um age da forma que acha correto e são essas atitudes que podem fazer com que nos tornemos uma pessoa boa ou ruim, como a palestrante afirmou, cada um tem a sua sentença. 
Outro ponto abordado foi em relação a educação ser um direito social, onde todo o cidadão deve ter acesso, de forma justa e igualitária, não é porque o professor tem formação maior que o aluno, que deve se sentir melhor que o mesmo, todo o aluno carrega uma bagagem enorme de informações que devem ser respeitadas pelo professor. O mesmo deve ter consciência que o educando não é uma folha em branco, o educador pode trocar aprendizados com ele e assim ambos podem utilizar da prática de ensino para aprender. O educador não ensina nada a alguém que ele não respeita, ou seja, a primeira parte da relação entre o professor e o aluno é ter esse sentimento, sem o mesmo não há confiança, nem aprendizado.
Com a palestra descobri que em Portugal não é obrigatório a educação na escola e no Brasil existem 11 famílias que após a autorização do juiz, podem estudar nas próprias casas, porém as provas devem ser feitas em alguma Instituição de Ensino. É bem interessante pois a formação em algumas escolas é de tão baixa qualidade, que muitas vezes aqueles jovens que aprenderam em casa, sabem muito mais do que os que tiveram a sua vida toda a educação da escola. 
Outro ponto discutido, foi em relação ao educador autônomo; essa pessoa não pode se prender nas suas ideias, apesar de ser importante que se tenha, deve ter segurança o suficiente para mudar de rota sempre que necessário. E somente assim, será produzidos mais conhecimento, onde será um processo contínuo, de mudanças permanentes, com pesquisas e anos de estudo, ter a formação educacional não é o fim e sim, o começo de uma longa trajetória. O conhecimento é a escolha de cada um, temos que tentar fazer mais do que queremos. Um bom educador deve cultivar o saber, deve ser sensível e ouvir a emoção, não somente a razão.
A palestrante é um exemplo para qualquer formando do Curso Normal, pois ela é comprometida com a melhora da escola, estudou durante toda a sua vida, para seu bem e também para o bem do próximo. O interessante é que ela é muito simples, quem a vê, não tem como dizer que ela tem tantos diplomas, já foi inclusive secretária de educação. Além disso, ela escreveu um livro o que é meu sonho, ou seja, a Professora Lia é neste momento o exemplo que pretendo seguir para a minha formação.

Imagem:



Nenhum comentário:

Postar um comentário