quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Tema: II Feira Literarte


Evento: II Feira Literarte  -  Feira de Literatura e Arte
Período do Evento:  05 de Setembro de 2012
Coordenação: SEMED
Local : Praia do Centro - São Pedro da Aldeia

Relatório de Atividade Cultural

Compareci à 2 Feira Literarte – Feira de Literatura e Arte; o evento, começou dia 04, terça-feira e seguiu até domingo (09), foi gratuito, e ficava aberto das 9h às 20h. Esta Feira é mais uma realização da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Ela foi organizada com o intuito da prefeitura em atrair a população para atividades culturais de forma descontraída e divertida. E de forma democrática, ela ficava organizada na rua e aberta a todos.
No interior da feira, havia muitos profissionais da Secretaria de Educação; além disso, o público poderia visitar os stands da Livraria Sabor e Saber, que apresentava livros para todas as idades; a editora Rovelle, com livros infantis; os profissionais do Horto Escola, com seus artesanatos e materiais recicláveis; o Pró-Letramento, com atividades lúdicas dos alunos das escolas públicas da cidade e os quadros dos pintores locais.
Em outra parte do local, estavam organizadas as atividades que as Escolas de São Pedro da Aldeia fizeram sobre o centenário de Luís Gonzaga, em todos os desenhos e jogos, era possível observar a tamanha dedicação que foi empregada pelos alunos e professores para fazerem um projeto criativo e bem caprichado. 
A primeira apresentação da parte da tarde, foi a da E. M. Professora Maria da Glória dos Santos Motta, os alunos com suas respectivas professoras, dançaram forró com uma canção do Luis Gonzaga, para celebrar o centenário do mesmo. As crianças eram muito talentosas e não se intimidaram nenhum momento pela quantidade de pessoas que estavam na plateia. Outra Unidade Escolar a se apresentar, foi a Creche Tia Márcia, composta por crianças de três anos, os alunos também se apresentaram com uma música do Luís Gonzaga. Eles estavam com um pouco de vergonha, entretanto conseguiram cativar o público com sua beleza e carisma. 
Depois das danças das escolas, foi iniciada a programação da Literart, com o Papiro, contador de histórias da cidade de Iguaba, que trouxe como principal tema a importância de seguir a sua própria opinião, ele contou a história de uma ovelha que não possuía opinião própria e sempre seguia as companheiras para todos os lugares, no final da história, ela passou a entender que é importante sabermos escolher o que realmente é necessário à nossa vida. A outra história que ele contou foi em relação a um camaleão que mudava sempre de cor, porque as pessoas não gostavam das cores dele, então ele ficava amarelo por causa do sol, verde por causa da árvore, entre outros. 
O ator que contou as histórias era muito criativo, buscou sempre chamar a atenção das crianças para o que ele estava contando, perguntava a opinião deles, ou seja, todos se divertiram muito com as lições que ele conseguiu passar. Ele se comunicou não somente com o público jovem, mas também com os adultos que estavam presentes. Observei que muitas crianças que estavam  inquietas com o evento, conseguiram ficar atentas por um bom tempo com o Papiro. Porém a apresentação do mesmo não demorou muito, então após duas histórias, ele teve que se despedir das crianças.
O segundo a se apresentar foi o Cleyton, da Turma do Frederico; ele trabalha com teatro de bonecos e é muito famoso no Espírito Santo. Iniciou a apresentação falando um pouco sobre a importância de sabermos ouvir antes de falar e principalmente, respeitar o que o outro diz. Após algumas dinâmicas de introdução, ele iniciou o Teatro; são vários personagens, cada um fala sobre temas diferentes, em cada momento, por exemplo, como preservar a natureza, comer alimentos saudáveis, não machucar os animais, ser educado, entre outros.
Um ponto importante a ser abordado, é que ele trabalha sozinho, mas consegue colocar diferentes personalidades aos seus bonecos, todos eles têm um tom diferente de voz, contam piadas diferentes e o mais importantes, conquistam as crianças falando sobre assuntos sérios. As crianças se divertiram com os temas educativos que podem ser tirados como exemplo pelos professores, principalmente em relação ao Bullying, outro tema abordado na Teatro.  Além disso, ele ensinou aos alunos a respeitarem os pais e professores, pois eles querem o próprio bem.
O Cleyton utilizou um recurso muito interessante, pois ele buscou sempre interagir com a plateia, ele conversava com as crianças, problematizava e brincava com as professoras presente. Desta forma ele conseguiu ganhar a atenção de todas as pessoas, pois além de interessante, ele era extremamente divertido.
Ao final da história, ele agradeceu a todos os presentes e fez a propaganda do seu DVD. Em seguida, as crianças e todos os presentes poderiam se retirar com calma e se prepararem para mais tarde, comparecerem a mais uma sequência de apresentações, todas sem dúvida tão interessantes e rica em aprendizado quanto esta.

Algumas Imagens:




Nenhum comentário:

Postar um comentário