segunda-feira, 30 de julho de 2012

Evento: Retorno dos Professores - Abertura do ano letivo 2012

Evento: Retorno dos Professores - Abertura do ano letivo 2012
Período do Evento: 2 de Fevereiro de 2012
Coordenação: Alanna Frare
Local : Teatro Municipal Átila Costa - Rua Francisco Santos, s/n°, bairro Nova São Pedro - São Pedro da Aldeia

Relatório de Atividade Pedagógica

       Este evento foi muito importante, pois conheci as metas que foram realizadas em 2011 na área da Educação no município de São Pedro da Aldeia. Além disso, foi obtido reformas em várias escolas, a criação da JESPA, onde são realizados jogos para os alunos, com premiação de medalhas aos vencedores em cada modalidade; foram criadas salas de informática nas Unidades de Ensino que tinham espaço apropriado, além de um grande investimento nos cursos de formação continuada e em relação ao reforço escolar, que foi notado o avanço de muitos alunos que apresentavam algumas dificuldades. Foi relatado ainda, as realizações previstas para o ano de 2012, que foram basicamente a construção ou reforma das escolas.
Foi realizada uma palestra, com o Senhor Altamar foi muito especial, ela foi repleta de muito aprendizado, onde o principal objetivo foi demonstrar a diferença entre a educação do passado, comparando com a dos dias de hoje. Para isso o palestrante usou recursos visuais para dinamizar sua proposta de trabalho; mostrando imagens para exemplificar as afirmações, que em sua maioria, apresentavam um fundo cômico e muito realistas. Outro assunto abordado, foi a importância de tomar cuidado com rótulos, devemos tratar as pessoas de formas diferentes, sem desigualdades, mas é necessário que saibamos que um é diferente do outro, por isso o tratamento mesmo especial, deve ser diferente. 
Deve-se haver também uma mudança de paradigmas, o educador está sendo visto como uma figura digna de piedade, onde se as pessoas veem esse profissional passando na rua dizem: " Coitadinho, lá vai o professor...". Isso deveria ser revertido para que volte o respeito e se valorize o educador como ele merece. A Secretária de Educação da cidade, está se esforçando para resgatar a autoestima e valorização do professor aldeense, melhorando através desta, a qualidade de ensino.
A mudança nas técnicas de ensino são essenciais para a educação; o palestrante citou uma situação em que uma professora levou os alunos a um passeio pela cidade e juntos, elegeram as maravilhas da cidade de São Pedro da Aldeia. Essa iniciativa é extremamente inovadora e muito importante, pois os alunos têm a oportunidade de conhecer mais a cidade que vive e aprende a valorizá-las. A professora que realizou essa aula, foi premiada por sua ação.
Para finalizar a palestra, foi mostrado um clipe "One Love", com uma montagem de vários cantores de rua em vários lugares do mundo. O palestrante relacionou o diretor do vídeo com os professores, onde ambos devem aprender a se planejar; além de destacar a relação harmoniosa entre professor e aluno, que não estão sendo apresentados em algumas escolas de forma correta, onde geralmente há um comando do aluno sobre o professor.
Adorei estar mais próxima da realidade educacional de São Pedro da Aldeia, pois pude ter contato com os professores que tornam o aprendizado em ação. Percebi que muitos só precisam de mais apoio e recursos para aumentar sua motivação e assim possa ensinar melhor. Mas acredito que o verdadeiro educador não constrói sua motivação sozinha e vê em seus alunos a única base para continuar seguindo em frente.

Algumas imagens da Palestra: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário