segunda-feira, 30 de julho de 2012

Tema: III Encontro Municipal de Tecnologia Educacional


Evento: III Encontro Municipal de Tecnologia Educacional
Período do Evento: 27 e 28 de Junho de 2012
Coordenação: Secretaria de Educação de Cabo Frio
Local :  Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb -  Rua Anibal Amador do Vale, s/n. Algodoal - Praia do Forte - Cabo Frio

Relatório de Atividade Pedagógica

O encontro reuniu diversos convidados de diferentes áreas da educação, com a finalidade de divulgar e discutir sobre os projetos inovadores que ocorreram durante o ano letivo nas Instituições de Ensino de Cabo Frio. Na ocasião, foram apresentados vários trabalhos realizados em 2011 e 2012 pelos MT's das escolas municipais. Também estava presente a MT de Casemiro de Abreu, Katia Têmpera e os representantes do MEC Carmem Lúcia Prata, responsável pelo Portal do Professor e Banco Internacional de Objetos Educacionais do MEC, e Érico Monnerat, coordenador de produção de documentários e séries educativas da TV Escola. O Teatro estava cheio, porém todo o espaço pode comportar todo o público, de forma confortável. O local estava organizado, limpo e fresco. Os profissionais trabalhavam de forma unida, assim tudo ocorreu de ótima forma, alcançando assim o objetivo do evento. 
A secretária de educação, Laura Barreto, subiu ao palco para elogiar a professora que cantou o Hino Nacional e relatou que a mesma já havia sido aluna dela, e que ela não sabia seu talento. Muitas vezes os professores tem em sala, alunos com diversos talentos, mas com a correria do cotidiano, acaba deixando de lado esses detalhes e somente no futuro é possível perceber a oportunidade que foi perdida. Ela explicou que o NTM, Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal, tem o objetivo de começar aos poucos e ter um grande resultado. O mais importante é que se tenha salas de informática equipadas com professores multiplicadores, que não tenham medo das máquinas e que ensinam diversos assuntos, utilizando as mesmas.         O desafio dos MTs é convencer os educadores que tem resistência, a quebrá-las e levá-los no curso do NTM, para que eles aprendam a ensinar de forma inovadora, modificando suas práticas pedagógicas e melhorando a qualidade de ensino.
Em seguida foi realizada uma mostra de trabalhos, a Professora Rosana Silva subiu ao palco para agradecer a todos os Professores Multiplicadores, todos os trabalhos foram muito interessantes e inovadores. A Supervisora Escolar Fátima Mota explicou um pouco sobre o NTM, surgiu a ideia em 22 de dezembro de 2008 e foi instalado em 16 de setembro de 2009. Desde então, a equipe cresceu bastante, oferecendo cursos de formação continuada, além de cursos como objeto de aprendizagem,  montagem e manutenção de computadores, google docs na educação, xadrez na educação e animação digital, entre outros. Foi explicado também que os Professores Multiplicadores Tecnológicos são escolhidos a partir do perfil do professor. Esses MTs são um exemplo para a profissão de educador, pois eles estão sempre dispostos a melhorar a qualidade na educação, participando de reuniões semanais, fazendo relatórios, entre outros. Atualmente, são 48 escolas urbanas e 10 rurais, além de 889 máquinas.
Já foram realizados muitos eventos, dentre eles, o Encontro Municipal da Tecnologia, o primeiro em 2010, o segundo em 2011 e o terceiro em 2012. Foi organizado também o Dia Municipal da Tecnologia na Escola, neste evento, todos puderam divulgar seus trabalhos para os familiares e comunidade, fazendo com que haja um maior estímulo para que os educadores continuem se envolvendo nestes trabalhos. Para que todas as atividades ocorram de forma a chegar aos objetivos propostos, deve-se haver uma parceria interdisciplinar, até mesmo com professores que não são Multiplicadores Tecnológicos, assim essas atividades se tornam mais significativas ao longo do ano letivo. É possível perceber que os projetos dão resultado, pois alguns alunos produziram vídeos que tiveram participação e premiação nas edições em Festivais de Curtas.
Foi demonstrado ao público, um vídeo onde vários MTs, explicam a importância de utilizar a sala de informática, de participar dos cursos a serem oferecidos, ampliado a formação do educador e preparando o mesmo para as inovações tecnológicas em sala de aula. É importante que todas as áreas da escola estejam envolvidas e na apresentação é possível perceber este envolvimento com a sala de leitura, de vídeo e de informática. Uma professora relatou que as aulas de arte melhoraram bastante após o uso do laboratório de informática, pois os alunos começaram a aprender de forma contextualizada com a sua realidade.
Em seguida a Professora formadora do NTM Cátia Matos e Luciano, mostraram seu trabalho: "Animando a escola", com o objetivo de capacitar os professores na técnica da animação. Neste curso, os educadores puderam fazer animações relacionadas à atividades que já realizam em suas turmas, fizeram também, um relatório de uso da animação na aula. O Professor Marcos Paulo e Rafael Abrantes relatou sobre o projeto de Xadrez na escola, com o objetivo de mostrar que o xadrez é uma modalidade esportiva e que a Educação Física vai além dos esforços físicos; com o xadrez os professores poderão promover a integração dos alunos. O mais interessante é que os materiais do jogo foram produzidos com objetos recicláveis, os alunos poderiam fazer as peças da forma que quisessem. Logo após, os professores mostraram um vídeo sobre o programa e como o joga, com fotos da realização das atividades, alunos jogando xadrez humano, entre outros. O professor Rafael relatou que 85% dos alunos já têm um conhecimento deste jogo.
A Professora Eliane Ramalho subiu ao palco novamente para apresentar um trabalho chamado "Audiovisual na educação". Ela citou que não há educação sem comunicação e que é necessário que se estreite essa relação professor/alunos que tem se distanciado tanto ultimamente. A proposta do trabalho de audiovisual é a leitura crítica e construção do conhecimento, integrando a tecnologia no currículo, desenvolvendo autoria, interação e criatividade.
A última educadora da E.J.A. a se apresentar no evento, levou uma aluna como acompanhante para ajudá-la em sua apresentação; ela agregou o uso das tecnologias usando as fotonovelas. A professora resolveu mudar, pois os alunos já estavam muito cansados, não tinham ânimo para criar textos, então ela resolveu inovar, criando debates e participando de fotonovelas, onde todos refletiram sobre a realidade local. As fotonovelas são fotos que são tiradas e são colocadas falas nessas imagens de acordo com o assunto. A aluna que compareceu, relatou que todos se divertiram muito, pois os procedimentos, apesar de levar tempo eram muito lúdicos. Os temas abordados foram Rebeldia Adolescente, Infância Destruída e O mundo trágico das Drogas.

     O segundo dia do encontro foi iniciado com um vídeo sobre a consolidação do 3° EMTEC, com o tema, Tecnologia x Metodologia, nesta apresentação foi mostrado todos os recursos a serem utilizados pelos alunos e seus projetos elaborados, como na sala de informática e atividades diversas, além de fotos do evento na parte da manhã e tarde. O Teatro estava tão cheio como no primeiro dia, muito organizado, limpo e fresco, os lanches estavam deliciosos também.
A Professora de Língua Portuguesa, Jaqueline Correa  subiu ao palco para demonstrar sua oficina audiovisual, uma proposta com o uso da tecnologia, para trabalhar com os alunos na sala de informática para divulgar o site da escola. Ela citou um tópico muito importante que é em relação a divulgação da imagem do jovem na internet, o educador deve estar sempre atento a pedir autorização para o responsável no momento de utilizar sua imagem. Os alunos da professora Jaqueline  fizeram uma História em Quadrinhos com áudio sobre a Dengue; criaram a paródia do Funk da Dengue, ou seja, foram estimulados a desenvolver criatividade, roteiro, a estar sempre atentos com os detalhes, entre outros. Os educandos fizeram também o vídeo da "Loira do Banheiro", onde houve uma votação sobre a melhor história, os próprios alunos atuaram; o vídeo fez muito sucesso e foi inscrito no Festival de Curtas de Cabo Frio. Foi um momento muito importante para os alunos, pois eles deram entrevistas, fazendo com que se sintam mais estimulados a continuar estudando. Aprendendo assim, que mesmo com uma realidade difícil, eles são importantes e podem fazer parte de sua própria realidade.
Percebi que a cidade de Cabo Frio está sendo transformada com novas atitudes na área da educação, os professores estão tendo oportunidades de aprender a utilizar os novos recursos para trabalhar com qualidade e assim começando a caminhar para uma qualidade de ensino, oferecendo a todos, um maior aprendizado. Com o evento, foi possível divulgar todos os trabalhos criativos realizados, assim não somente os professores do município de cabo Frio, mas de toda a Região dos Lagos poderão se sentir estimulados a aprender cada vez mais e saber que terão resultados.

Imagem:






Nenhum comentário:

Postar um comentário