segunda-feira, 30 de julho de 2012

Tema: Oficina de Blogs


Evento: Oficina de Blogs
Período do Evento: 22 de Março e 29 de Março de 2012
Coordenação: Angélica Gago da Costa
Local :  Ciep 146 Professor Cordelino Teixeira Paulo - Rua 12 de Outubro, s/n°. Estação, São Pedro da Aldeia

Relatório de Blog

A oficina de blogs foi o terceiro evento pelo qual participei no NTERJ, essa oficina foi algo bem diferente do que já havia participado. Eu me interesso muito por assuntos relacionados a internet e vi uma grande oportunidade de aprender mais. Essas aulas forma realizadas na sala de informática do Ciep 146, a sala era muito organizada, limpa, além de oferecer para cada aluno um computador, contribuindo assim para o aprendizado de todos. 
A professora foi muito atenciosa com todos, explicando com clareza cada processo, retirando todas as dúvidas e dando sugestões. A aula foi iniciada com um diálogo sobre o que todos já sabiam sobre blogs, então cada um pode participar com suas ideias sobre o tema. A explicação foi iniciada com a definição do tema, blog é  uma página na internet, uma abreviação da palavra weblog, dando origem a palavra blog, Web (rede, teia) Log (registro), assim registro na rede (Internet), que é o mesmo que "diário de bordo". Seguindo a estas definições, foi discutido quais seriam as vantagens para se ter um blog, percebi então que são inúmeras as vantagens, como a grande facilidade de criação, de atualização; além de se ter uma rápida publicação das informações, é bem prático e interativo, fazendo com que se desenvolva a criatividade, a aprendizagem e principalmente a interação com o leitor. Um ponto muito importante que foi destacado é a necessidade de relatar a fonte de pesquisa da postagem, dando crédito ao autor, pois caso o contrário é plágio, um crime.
Estava me questionando se teria como utilizar o blog para fins educacionais, com alunos e professores, para que todos participem de forma dinâmica. O próximo assunto abordado foi exatamente esse, onde se poderia ter como autores alunos e professores, onde todos compartilhariam informações, dúvidas, opiniões, experiências, entre outros. Acredito que esse contato é extremamente importante, pois o aluno, tem permanecido muito tempo na rede, então o professor, como problematizador e participante, deve criar situações para que a relação professor/aluno seja mais estreita e repleta de confiança.
Além disso o blog pode se tornar uma ampliação da sala de aula, pois o aluno pode aprender utilizando-o, favorecendo o estímulo ao estudo e a pesquisa. Com esta grande ferramenta, é possível que se expanda o contato entre diversas pessoas de todo o mundo, divulgando os trabalhos pedagógicos, trocando experiências
Tive a oportunidade de utilizar o computador para conhecer outros blogs educacionais. Eles eram muito interessantes, bem organizados, com conteúdos que poderei utilizar futuramente em atividades com alunos. Todos são um exemplo desse tipo de trabalho, o que me motivou a criar um blog para mim, tão bom quanto os que eu vi. O único ponto que prejudicou, foi em relação a velocidade da internet, que como muitos alunos estavam utilizando, se tornou mais lenta, onde nem todos puderam pesquisar os endereços indicados. Foi pesquisado também os blogs de professores do próprio Colégio Feliciano Sodré, como o do Professor Anderson e Clarisse, observamos imagens de projetos realizados no Curso Normal, inclusive fotos da nossa turma e atividades de artes que produzimos com a professora Clarisse.
Após ver todos os trabalhos dos autores de blogs tão talentosos, tivemos a oportunidade de criar o nosso próprio blog. Foi instruído para que o trabalho tivesse relação com o curso normal.  Tive que pensar no objetivo do blog, fiz então uma conta no gmail e utilizei o serviço do blogger. Cada passo foi realizado com muito cuidado e atenção; uma grande dificuldade foi pensar em um nome, pois todas as ideias que eu tinha, não podiam, até que encontrei um ideal: "Uma Viagem na Educação" (esse blog), pois acredito que meu blog irá oferecer ao leitor vários assuntos relacionados à educação, propondo uma viagem para o mesmo. Após ter sido criado, pensei em uma mensagem inicial, apresentando a recente criação. A primeira aula foi finalizada com a professora pedindo que todos ao longo da semana pesquisassem textos e vídeos para colocar no blog na próxima aula.
Não consegui esperar até a próxima aula para utilizar minha produção, no mesmo dia procurei alguns documentos para colocar no blog, fotos, entre outros. Adorei ter a oportunidade de pesquisar assuntos na internet e poder postar para que outras pessoas pudessem ler. É interessante também essa grande troca de informações entre os leitores e os blogueiros, onde todos acabam aprendendo mais.
Na segunda aula a professora começou a explorar alguns recursos do blog, como o design, onde abrange vários pontos importantes, que acabam deixando o projeto com o jeito de cada um, como tema, cores, fontes, entre outros. Além de links, para colocar daqueles sites que a pessoa mais gosta; uma rede de blogs, com os que cada um mais se interessou. Tivemos uma ótima oportunidade de interação em um momento da aula, onde todas as alunas puderam seguir as colegas. 
Um ponto muito importante abordado foi em relação às diferentes mídias que podem ser utilizadas nas postagens, como imagens, vídeos e apresentações de slides, todos esses itens para enriquecer ainda mais o conteúdo do blog. O último assunto abordado na aula seria onde cada aluno pode contribuir na produção da colega, postando comentários com elogios, sugestões e opiniões, esse momento foi bem divertido, já que pudemos agradecer os comentários, postar outros e assim manter mais contato com as novas blogueiras.     Além de publicações colaborativas, cada aluna convidava a colega ao lado para colaborar na produção do blog e cada uma teria que postar algo relacionado ao trabalho da companheira. Logo após  fizemos uma avaliação da oficina, que deveríamos fazer no próprio blog, onde descreveríamos o que achamos da experiência de criá-lo, o que ele irá contribuir para enriquecer minha prática pedagógica, entre outros.
Com certeza a oficina de blogs irá contribuir muito para minha formação, pois tive a oportunidade de aprender a utilizar uma ferramenta que dá oportunidade para que eu aprenda e meus alunos aprenderão também. Acredito que todos os professores ou escolas deveriam ter um blog, onde os alunos poderão manter um maior contato com o aprendizado a qualquer hora, além de ser incentivados a participar mais das atividades docentes, já que as mesmas podem ser postadas na rede. Assim, finalmente educação e rede estarão unidas com um único objetivo em comum, formar jovens mais interessados em aprender.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário