sexta-feira, 15 de junho de 2012

Plano de Aula para E.J.A.

Na minha turma, foram realizadas algumas oficinas sobre plano de aula da E.J.A., abaixo você pode ler o plano que o meu grupo criou. É para uma turma de Alfabetização.


Ano de Escolaridade: Alfabetização

Tempo Estimado: Uma aula

Componente Curricular: Língua Portuguesa
Tema Transversal: Meio Ambiente

Conteúdo: Frases

Contextos: Será abordado o contexto sócio-econômico dos alunos, onde terá destaque a venda e pesca de peixes na cidade.

Objetivos:

 Trocar opiniões sobre a pesca na cidade;
Criar uma história juntamente com a turma;
 Ler e Interpretar frases sobre a pesca e os pescadores;
 Escrever frases sobre a venda dos peixes;
 Perceber a importância de frases nos textos;
 Notar a coerência entre as palavras para formar frases.

Desenvolvimento

1ª. Etapa:

No primeiro momento da aula, será realizada uma conversa informal com os alunos, sobre como a pesca tem sido realizada, se as vendas têm melhorado, entre outros.  Logo em seguida, a professora colocará em cima de sua mesa algumas figuras (em tamanho grande) de peixes que são comumente pescados pelos alunos. Os peixes estarão apoiados de forma que fiquem em pé, para que todos possam ver.
A educadora deverá questioná-los sobre qual é o nome do peixe que ela está apontando e com que frequência ele é encontrado na lagoa, se tem boa procura para as vendas, entre outros. Neste momento é importante que todos participem. Em seguida a professora instruirá a turma a fazer uma frase sobre cada peixe, ela será escrita no quadro e os alunos poderão copiar no caderno. Depois da atividade, os peixes poderão ser colados no mural da turma, a educadora reescreverá a frases em papel A4 e as colocará juntamente com as figuras.

2ª. Etapa:

A educadora colará no quadro em frente à turma um cartaz, onde estará escrito o início de um texto, chamado: "História de Pescador". Colocará perto do mesmo, materiais que sejam relacionados à história, como rede de pesca, para poder contextualizar o texto e deixá-lo mais dinâmico. A professora lerá para os alunos e explicará que com a ajuda de todos, deverão terminar a história, a partir das ideias que os alunos dão, a educadora vai escrevendo as opiniões dos mesmos, ao lado do cartaz, no quadro negro. Quando todos concordarem em finalizar o texto, a professora lerá para os alunos o trabalho finalizado. Deverá deixar os alunos fazerem modificações se acharem necessário ou se perceberem algum erro de ortografia e pontuação. Ao mesmo tempo em que os alunos vão opinando sobre as determinadas modificações, a professora poderá passar à limpo o texto no cartaz.

3ª. Etapa:

Com a história corrigida e finalizada, a educadora poderá apagar o quadro que tinha o rascunho do trabalho, pedirá em seguida aleatoriamente aos alunos para que cada um ao ler o texto, destaque do mesmo uma frase que mais gostou e explique para turma o motivo. É importante que todos participem, tendo assim, a oportunidade de aprender e treinar a leitura e interpretação.  A professora deverá escrever no quadro as frases citadas pelos educandos e explicar para a turma que, os trechos destacados no quadro se chamam frases, relatando em seguida, o conceito desse conteúdo, a importância que o mesmo tem ao utilizar a Língua Portuguesa no cotidiano, além dos variados tipos de frases existentes. É necessário que continue utilizando as frases dos alunos na explicação do assunto.

4ª. Etapa:

A educadora distribuirá papel com linhas e pedirá aos alunos para que formulem uma frase sobre como tem desenvolvido a venda de peixes na cidade e a escrevam no papel. Logo em seguida, a professora recolherá as frases dos alunos, cortará as palavras e colocará cada frase em envelopes separados. Depois, ela distribuirá para cada aluno um envelope com a frase de outro colega, além de papel A4. O educando deverá ler a frase, entender e colocá-la em ordem, a professora deverá passar em cada mesa, ajudando os alunos caso necessário. Após as frases já estarem em ordem, os educandos poderão colá-las na folha em branco.
A professora intruirá os alunos para que cada um leia e explique a frase que organizou, é importante que neste momento, os alunos sejam incentivados a se quiserem, contar alguma notícia ou história sobre a frase em questão. A educadora ajudará os alunos a colar as folhas em um cartaz, e assim colocá-lo, juntamente com a história, no mural da sala.

Estratégias

Serão utilizadas variadas estratégias para fazer com que os alunos reflitam e aprendam o conteúdo da aula. Dentre eles, a utilização de recursos variados como história, figuras e a oralidade. Deste modo, o aluno pode desenvolver várias capacidades, além de interagir com a turma, fazendo com que os objetivos propostos sejam alcançados com sucesso.

Recursos Necessários

Quadro da sala;
Papel Madeira;
Cartolina Branca;
Folha branca A4;
Canetinha;
Papelão;
Durex;
Figuras de Peixes;
Cola.

Avaliação

A avaliação deverá ser feita continuamente, durante todas as etapas da aula, de forma informal. Sendo observada a participação de cada aluno individualmente em cada processo. A forma como cada um aprendeu o conceito de frase, descobrindo que a mesma está integrada no nosso cotidiano. Os alunos serão observados durante a leitura, interpretação e criação das frases e texto. Desta forma se a participação e aprendizado foi realizado por todos os alunos, o objetivo da aula estará completo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário