segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Relatório do Curso Hagaquê


       O curso Hagaquê, foi um curso que eu já havia desejado realizar há bastante tempo, quando a oportunidade surgiu, eu fiquei feliz de finalmente poder fazê-lo. Desde pequena, as historinhas em quadrinhos foram minha paixão, coleciono gibis desde os seis anos, porém nenhuma professora soube trabalhar a leitura comigo e se hoje eu gosto de ler, não foi por estímulo da escola. Acredito que atualmente a leitura deve ser incentivada nas escolas e uma ótima oportunidade, seria através das histórias em quadrinhos. 
Não conhecia o programa Hagáquê, um dos primeiros recursos que aprendemos a trabalhar; então fiquei muito satisfeita de poder utilizá-lo. Aprendi muito, principalmente em relação a como poderei utilizar Hq com os alunos. Descobri que é algo que pode facilitar a aprendizagem dos educandos, pois com as histórias em quadrinhos, o aluno pode aprender mais, além de desenvolver sua capacidade de interpretação e imaginação. 
          Atualmente, é difícil competir com o computador e redes sociais, os alunos já não são como os de antigamente, e por estarem mudados, querem aprender assuntos novos e diferentes, com o Hagáquê, o educador poderá mudar sua metodologia, inovando e buscando o interesse dos alunos. Acredito que as crianças poderão ser estimuladas a começar a ler e estudar com esta estratégia diferenciada.
         O programa é muito fácil de ser utilizado, tenho certeza que as crianças iriam se sentir muito mais interessadas em poder e aprender com o Hagáquê, acredito que ele pode ser utilizado em todas as idades, uma vez que é bem simples e pode ser utilizado em diversos fins. Espero que as próximas aulas continuem ricas em aprendizado como a primeira, buscarei aprender o máximo, para assim, colocá-la em prática futuramente. 
          Também não sabia que existia a "Máquina de quadrinhos da turma da Mônica", sou uma grande fã da turminha e não acreditei que poderia produzir minhas próprias histórias. Fiquei muito animada em fazer uma HQ com esse novo e incrível site. Explorando o mesmo, percebi que as minhas obras, poderiam ser lidas por qualquer pessoa, o que me estimulou ainda mais, uma vez que para que outros leitores vejam, ela deve ser perfeita.  Acredito que essa máquina de quadrinhos é ainda mais fácil de utilizar do que o programa Hagáquê, além de ser mais lúdica para as crianças.
Exploramos também, o site Pixton e Tondoo, dos dois, o mais interessante foi o segundo, apesar de ser em inglês, ele oferece muito mais recursos para utilizar com as crianças. Como criar os próprios personagens e cenários diferenciados. Porém todos foram muito interessantes de utilizar e vale à pena tentar trabalhar com as turmas.
O que mais gostei no curso, foi ter a oportunidade de adquirir mais experiências em relação à esses novos recursos e ainda, poder utilizar as ferramentas de quadrinhos. Não tive nenhuma dificuldade, pois todos os passos nas aulas foram dadas com a participação da professora, que nos ajudou em todos o momentos.
Acredito, que não há nada a ser aperfeiçoado no curso, pois o mesmo é muito bem planejado.  Vi no mesmo, uma forma de me preparar para utilizar uma nova estratégia com meus futuros alunos. Poderei enriquecer minhas aulas com todos esses sites e programa, que poderão ser abordados em vários conteúdos e anos de escolaridade. Assim, as turmas terão a oportunidade de aprender muito mais, por estarem estimulados a estudar em casa também, com os sites, interagindo com as novas tecnologias.  Podendo então, desenvolver as capacidades de interpretação, criatividade, entre outros. 

Um comentário:

  1. Olá Yara, foi uma alegria para mim ler o seu relatório e perceber que o Curso Hagaquê foi proveitoso para você! Você escreve muito bem Yara e o seu desempenho no curso foi excelente!Abraços, Júnia

    ResponderExcluir