segunda-feira, 30 de julho de 2012

Tema: Exposição Nuestro Sitio

Evento: Exposição Nuestro Sitio
Período do Evento:10 de Maio de 2012
Coordenação: Beatriz Bustus Oyanadel
Local :  Museu de Arte Contemporânea de Niterói - Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem  Niterói - RJ
Relatório de Atividade Cultural

    O MAC, Museu de Arte Contemporânea de Niterói é um dos Museus mais lindos do estado do Rio de Janeiro, sendo um belo projeto do Oscar Niemeyer, é sucesso em todo o país e não há como uma pessoa ir à Niterói sem visitar esse Museu. A construção foi iniciada em 1921, na primeira gestão do prefeito Jorge Roberto da Silveira.
Um dos destaques do MAC - Niterói, é a divisão que o mesmo possui de arte e educação, com o objetivo de desenvolver estratégias de interação com a arte contemporânea. A função educativa do museu se torna evidente no espaço destinado aos visitantes em cada uma das exposições. Variando sempre nas obras e assuntos abordados, o objetivo é englobar a arte, cultura e educação, atendendo um público mais diversificado. Além disso, há visitas guiadas, atividades para as famílias nos fins de semana e programas especiais para professores e alunos.
Logo na entrada estava organizado alguns sinos que emitiam sons diferenciados ao abrir a porta. Nas paredes à frente estavam dispostas exposições da artista Iole de Freitas (Belo Horizonte, 1945) é uma artista plástica brasileira que atua no campo de arte contemporânea. Iniciou sua carreira na década de 1970, participando de um grupo de artistas em Milão, Itália, ligado a Body art.  A artista utiliza, para criar suas obras, materiais como arame, tela, aço, cobre, pedra e inclusive água. As obras de Iole de Freitas podem ser encontradas em vários lugares, tais como o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o Museu Nacional de Belas Artes e o Museu de Arte da Pampulha. As obras eram abstratas, utilizados os mais diferentes materiais, todos causavam bastante impressão. Ao lados das obras haviam uma placa com o nome da artista, da obra e ano.
A próxima exposição que visitei foi a "Nuestro sitio", com artistas participantes da América do Sul, realizam seu trabalho visual considerando diferentes ênfases e dinâmicas identificadas em territórios da Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador e Paraguai. O intercâmbio cultural através das artes visuais que Nuestro Sitio divulga, espera ser uma oportunidade para conhecer mais um pouco de nossos povos, por suas origens, sua memória, a maneira como nós integramos a contemporaneidade à forma em que vivemos. Nesta exposição, pude perceber que o foco era divulgar as diferentes culturas do nosso continente, com imagens impactantes e ricas em significados, em relação às tensões ideológicas, migrações, consumo e mercado, entre outros.
Havia uma exposição muito interessante, sobre o universo da mulher e o que elas mais se interessam, que são os batons. Eles estavam organizados em uma mesa, todos eles, tinham formatos diferentes, todos esculpidos à mão, com diversas cores, muito vibrantes. Essa obra foi muito criativa e interessante, acredito que ela teve como o objetivo, passar para o público que a mulher tem muito significado, além de passar que objetos que são vistos com uma utilidade, podem ter outras totalmente inovadoras.
Logo em seguida, em uma área mais clara, estava organizado diversos buquês de flores, haviam flores no chão e nas paredes, todas muito coloridas e das mais diversas espécies. O local transmitia muita tranquilidade aos visitantes, uma vez que a beleza das plantas eram passadas para os olhos do público como uma obra natural e lúdica.
Acredito que o MAC, é um local que a pessoa não necessariamente precise ir para ver as obras, mas há diversas utilidades para este local. Observei que um professor estava lecionando para a sua turma, todos estavam sentados dentro do Museu e estudando, então para aqueles educadores que trabalham perto do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, poderiam pensar na oportunidade de levar os alunos mais vezes ao local e assim, sair do cotidiano da sala de aula, para conhecer assuntos, pessoas e lugares novos.
O MAC é mais que um Museu, é um local inovador, que oferece ao público o contato com o novo e com o  constante aprendizado. O mais interessante é que a pessoa é levada a pensar e refletir sobre a mensagem que determinada obra está passando para si mesma, pois nada é feito sem um objetivo. Desta forma, todos os artistas que tive a oportunidade de conhecer durante a visita, passa algo para se pensar, independente da interpretação de cada um. 
Todas as escolas deveriam pensar em levar seus alunos a um museu, principalmente ao MAC, pois diferentemente dos outros museus, ele não oferece obras antigas, o que muitas vezes é um conceito pré julgado que as pessoas estabelecem de um museu. Assim, a arte deve ser respeitada e passada para todos os alunos de qualquer idade, pois somente assim, poderão ser formadas pessoas mais cultas, que conhece a arte do país e de outros continentes, que tem a capacidade de reflexão crítica, que não qualquer afirmação, reconhecendo  e  valorizando o trabalho de cada artista. 


Algumas imagens:


Nenhum comentário:

Postar um comentário