terça-feira, 20 de novembro de 2012

Tema: II Jornada Pedagógica


Evento:II Jornada Pedagógica
Período do Evento: 09 e 10 de Agosto de 2012
Coordenação: SEMED e Máxima Eventos
Local :  Auditório do CNEC - Loteamento São José, C.P.418

Relatório de Atividade Pedagógica

Foi muito gratificante poder participar da II Jornada Pedagógica de São Pedro da Aldeia, quando soube que fui sorteada para comparecer, fiquei extremamente feliz, pois sempre tive curiosidade em saber como seria realizado um evento como este. Além disso, é um honra poder participar de um evento onde reúne a maioria dos profissionais da educação de São Pedro da Aldeia. Esta é uma oportunidade para que todos se relacionem, trocando experiências e conhecimentos, além de se divertirem.
A Jornada Pedagógica foi um evento de grande importância para o avanço da qualidade da educação da cidade e demonstra que os responsáveis pela mesmas, ainda se sentem preocupados com a motivação e aprendizagem dos educadores. Acredito que muitos se sentem cansados com a rotina da sala de aula e podem ter tido nesses dois dias, um crescimento de sua auto-estima. Desta forma, todos aqueles que sabem da importância de se promover a educação na cidade, reconhecem na Jornada, uma grande oportunidade para ampliar a formação do professor.
O primeiro dia foi o melhor, em relação aos palestrantes presentes e principalmente, pelo conhecimento que obtive, o Vasco Moretto, Marcos André e Edileide Castro, ministraram suas palestras de forma que passaram aprendizado de forma divertida e contextualizada com a realidade dos educadores Aldeenses. Além disso, eles mostraram reconhecer todas as dificuldades que os professores passam em seu cotidiano, mas buscaram incentivá-los a nunca desistirem. No segundo dia, tem um merecido destaque o Jair Passos que foi muito divertido e dinâmico, fazendo com que a plateia se divertisse.
Todos os palestrantes vieram de diversos lugares do Brasil, trouxeram suas culturas e tiveram o prazer de compartilhar suas culturas, experiências e contarem muitas histórias sobre o que tiveram que passar para alcançarem o sucesso. Dentre todas as histórias as que mais me emocionaram foram as do Marcos André e da Edileide Castro, que contaram as vivências de sua infância e juventude, dificuldades que superaram para se tornarem educadores. A da Edileide foi muito triste, ela sofreu muito quando criança, foi abusada, mas por uma palavra que a professora disse para ela, a Pedagoga resolveu seguir seus sonhos e se tornar educadora, apesar de tudo, atualmente ela faz muito sucesso, ou seja, é uma grande lição que todos podemos seguir para a nossa vida. 
A história do Marcos André também foi muito emocionante, pois ele passou toda a sua vida rejeitando o pai, porém após sua morte ele passou a dar valor a ele, passando a perceber que o maior tesouro que temos é o da nossa família. Ele conseguiu se libertar dos muros de que o estavam prendendo e passou a valorizar a vida.
O aprendizado que conquistei na Jornada Pedagógica levarei para toda a minha formação profissional, pretendo participar dos próximos eventos como este, buscar em cada palestra mais motivação para continuar na carreira docente. Gostaria que este evento durasse mais dias e fosse aberto para os pais também, pois sem dúvida eles passariam a entender as dificuldades que os educadores sofrem e passariam a valorizar os profissionais que passam noites em claro para dar uma educação de qualidade para seus filhos e garantir que no futuro, eles se tornem cidadãos honestos.

Algumas Imagens:





Nenhum comentário:

Postar um comentário