quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Tema: Avaliações Externas: Provinha Brasil


Evento:  Avaliações Externas: Provinha Brasil
Período do Evento: 31 de Maio de 2012
Coordenação: Regina Valadares
Local :  Auditório do Colégio Estadual Dr. Feliciano Sodré - Rua Duque de Caxias n° 78

Relatório de Atividade Pedagógica

     A palestra da Provinha Brasil foi realizada no auditório do Colégio Estadual Dr. Feliciano Sodré. Neste evento estava presente alunas dos dois 4°. anos do Curso Normal. O espaço acolheu favoravelmente todas as visitantes, além das duas palestrantes que já se encontravam no local. O auditório estava organizado e iluminado, com diversas cadeiras para que todos se acomodassem.
O evento se iniciou com as apresentações das palestrantes, ambas trabalham na prefeitura na área de distribuição da Provinha Brasil. A primeira atividade realizada inicialmente, foi uma dinâmica de grupo muito interessante, onde primeiro foram distribuídas uma folha para cada aluna, em cada uma delas havia um quadrado com uma frase escrita, por exemplo, usa óculos ou já morou em outra cidade; o objetivo da tarefa seria encontrar pessoas o mais rápido possível, que se enquadrassem naquelas características, e pedir sua assinatura. 
Ao passar alguns minutos a brincadeira foi parada e uma das palestrantes anunciou quem conseguiu completar mais quadrados. Essa é uma ótima dinâmica, que faz com que aumente a interação entre os convidados, principalmente quando essas pessoas já se conhecem. Foi bem interessante participar dessa atividade, pois assim pude conhecer mais características sobre algumas alunas e o quanto as mesmas tem em comum comigo. Acredito que essa dinâmica poderia ser usada em sala de aula também, pois assim ela poderá provocar uma maior interação entre todos os alunos, eles poderão se conhecer melhor e criar novos laços de amizade.
Em seguida foi iniciada a palestra, primeiramente, as palestrantes utilizando o slide show, explicaram um pouco sobre a Prova Brasil, que é uma avaliação diagnóstica, em larga escala, aplicada aos alunos matriculados no quarto e nono anos do ensino fundamental e no terceiro ano do ensino médio. Realizada através dos conhecimentos prévios dos alunos, acontece em duas etapas, uma no início e outra no término do ano letivo. O INEP/MEC - Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que formula esta avaliação. As questões oferecidas na avaliação são de Língua Portuguesa, tendo objetivo avaliar a leitura e Matemática, visando a capacidade de resolver problemas. O principal foco da Prova Brasil, é avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro. Educadores de outros lugares irão até a escola para aplicar a prova, onde é marcada uma data para a realização das avaliações e não podem ser mudadas, a correção da mesma não é feita na escola.
Essa palestra foi de extrema importância para a minha formação docente, pois como futura professora, preciso ter completo conhecimento sobre todas as avaliações realizadas pelos alunos. A Provinha Brasil, é de extrema importância para diagnosticar as dificuldades dos alunos em determinado assunto, possibilitando que o professor possa mudar sua metodologia e assim, melhorar o aprendizado dos educandos. Pude ter um largo conhecimento sobre essa avaliação, desde como é aplicada à seus objetivos.
Ter acesso à uma palestra tão importante é muito raro, então aproveitei o máximo que pude, busquei fazer muitas anotações para posteriormente poder consultá-las em caso de dúvida. Como aluna do 4°. ano do Curso Normal, me senti um pouco constrangida em ter um mínimo conhecimento sobre essas avaliações externas. Acredito, que por ter tanta importância na educação no Brasil, as informações sobre a Provinha Brasil deveria ser maiores, onde não somente os educadores tivessem acesso, mas a família também. Desta forma, os alunos se sentirão muito mais motivados a participar da avaliação, pois saberá que ela não valerá nota, mas ajudará a melhorar ainda mais seu aprendizado.
Gostei muito da dinâmica de grupo, que foi realizada logo no início, é uma atividade bem diferente que eu não conhecia, mas que anima bastante o local e consolida a interação entre as pessoas. Foi muito gratificante poder receber uma Provinha Brasil, para assim poder analisá-la com mais atenção e a Matriz de Referências para Avaliação da Alfabetização e do Letramento Inicial, onde tive mais contato com as habilidades que os alunos deverão desenvolver.
As palestrantes tiveram um papel fundamental na realização da palestra, pois explicaram muito claramente e objetivas o que seria Prova e Provinha Brasil. Entendi que ambas têm aspectos diferentes, porém são muito importantes. Pretendo buscar mais informações sobre a Provinha Brasil e assim ampliar meu conhecimento. Mas depois de participar da palestra posso afirmar que me sinto muito mais segura para aplicar a Provinha Brasil futuramente e fazer da mesma uma ferramenta para ampliar o conhecimento dos meus alunos.
O vídeo com a música foi muito emocionante, pois na letra é registrada a importância que o professor tem na vida de uma pessoa, independente da profissão que ele escolha seguir. Sempre que escuto essa canção eu reflito na beleza da profissão e me orgulho ainda mais por ter escolhido ser educadora e assim ajudar meus alunos a escolherem bons caminhos.

Imagem:


Nenhum comentário:

Postar um comentário