quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Tema: A Animação na Educação


Evento: A Animação na Educação

Período do Evento: 20 de Junho à 11 de Julho de 2012
Coordenação: Eliane Ramalho
Local : Ciep 146 Professor Cordelino Teixeira Paulo - Rua 12 de Outubro, s/n°. Estação, São Pedro da Aldeia

Relatório de Informática Educativa

Atualmente, são oferecidos para o professor diversos recursos que ele pode utilizar com seus alunos em aula. São diversos programas, jogos, vídeos, objetos; mesmo que o professor não se sinta muito seguro em utilizar, são direcionados alguns cursos e editoriais na internet que facilitam a vida do docente que busca ser mediador e inovador no processo de aprendizagem.
A Animação na Educação é uma estratégia pouco utilizada nas salas de aulas, primeiro porque é algo trabalhoso e segundo, porque o professor precisa de planejamento e estudo, assim como todos os recursos tecnológicos. Porém, se for bem utilizada, a animação pode ser uma facilitadora do processo de aprendizagem. Com ela, o aluno pode aprender a se tornar mais dedicado, atento, detalhista e principalmente, aprenderá a trabalhar com roteiros de forma organizada. Essa estratégia pode ser utilizada com os alunos do Ensino Fundamental e Médio; podendo ser produzidos muitos projetos e atividades que abordam conteúdos intertextualizados com diversas Disciplinas. Com a Animação o aluno se sentirá muito mais motivado a aprender e o educador sentirá prazer em ensinar.
Em seguida a educadora mostrou um DVD com vários clipes que ela produziu com seus outros alunos de outras turmas. Os clipes de animação eram muito criativos, abordavam temas dos mais variados assuntos. O primeiro, foi em relação ao tema Portinari, o nome do vídeo era "Anima Portinari", os alunos produziram animações com os quadros do artista. A próxima, foi em relação a um assunto muito comentado ultimamente, que é a questão da sustentabilidade. Os educandos além de produzirem animações, criaram dois bonecos de verdade para o filme, uma boneca e o monstro do lixo, todos produzidos com materiais recicláveis. Neste filme, "O monstro do lixão" foram abordados temas como a importância de preservar o meio ambiente, reciclar, não jogar lixo nas ruas, entre outros. As animações podem ser com fotos, da câmera digital, ou com as próprias imagens do computador. Ambos são complexos e devem ser produzidos com atenção.
Além disso, foram abordados outros temas, como, a conscientização de não dirigir bêbado, não usar drogas, entre outros. Um ponto curioso a ser destacado, foi em relação a importância de utilizar efeitos sonoros, para dar mais realidade e dinamismo ao filme. Outro filme que assistimos, foi o das apresentações de nomes animados dos alunos que já estudaram o curso, foi algo bem diferente e criativo, onde todos tiveram a oportunidade de deixar sua marca.
Na próxima etapa da aula, abrimos o programa de imagens, Paint; nele, com a ajuda da professora, começamos a fazer a animação do nosso nome. Porém, é um processo muito detalhista, lento e trabalhoso  então nesta atividade levamos toda a aula para terminar. Um ponto curioso que observei é que a animação para durar no mínimo dez segundos, tem que ter mais de quarenta fotos. Ao término da aula, tivemos que salvar nossos projetos com nossos nomes para na próxima aula possamos terminar.
No segundo dia, iniciamos a aula com a finalização do projeto de animação dos nomes, assim que todas as alunas terminaram, a professora salvou em Pen Drive. Logo depois ela mostrou para todas as alunas o trabalho que cada uma teve, todos ficaram muito criativos, demonstrando que todas se empenharam bastante.
Logo depois, a professora nos orientou para começarmos a pensar no tema do nosso filme, então nos reunimos para discutir qual assunto seria o melhor a ser abordado. Surgiram várias opiniões, dentre elas, a de relação ao Rio + 20, que na época, estava sendo discutido com muito afinco. Esse evento, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, foi realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 foi conhecida desta forma, porque marcou os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e contribuiu para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão, em 2009.
O objetivo deste evento, foi a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e dos vazios na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes. Assim que entendemos um pouco mais sobre o tema, com o auxílio da educadora, escolhemos qual seria o assunto que daríamos destaque no filme. Pois o tema da Rio +20 é muito amplo, então teríamos que escolher apenas em um tópico para abordar. 
Decidimos depois de longos minutos, que iríamos demonstrar um grupo de alunos entrando no evento para visitar e lá dentro começar a passar diversos assuntos sobre sustentabilidade. Então iríamos passar cenas sobre a reciclagem, preservar o meio ambiente, separação de lixos, etc. A professora adorou a nossa ideia e se empolgou bastante para realizar logo o filme.
Antes de começarmos a produzir os roteiros, a educadora Eliane, passou alguns filmes para que pudéssemos assistir. Dentre eles, estava um vídeo também produzido por alunos, sobre a "Lenda do morro do Caixão", era de suspense e realmente colocava medo, pois havia efeitos sonoros que arrepiavam. Logo após começamos a elaborar o roteiro da aula, porém não pudemos finalizar, pois tivemos que ir embora.
Na terceira aula, começamos com a finalização do roteiro e dividindo as tarefas em duplas, então a produção de cada cena ficou sendo responsável por uma determinada equipe. Foi um momento de socialização entre a turma, onde todos, mesmo sendo divididos em dupla, tiveram que planejar e pesquisar os personagens juntos. As duplas que fossem terminando, deveriam rever seu trabalho e gravar no Pendrive.
O último encontro foi reservado para a edição do filme, com todas as cenas prontas, deveríamos escolher as músicas de fundo e efeitos. Todas as alunas opinaram e chegamos a um acordo de cada item. Colocamos para cada cena, uma música diferente, para que assim oferecesse a sensação de harmonia entre as diferentes partes do filme. Percebi que uma canção faz muita diferença em uma animação, que pode colocar a cena mais triste, alegre, confusa, rápida, entre outras sensações.
O mais motivador é ver o trabalho de um mês pronto, e saber que tive um papel importante na produção do mesmo. Com muito trabalho e união, todas conseguiram chegar a um resultado maravilhoso. O nosso filme, "Rio +20"  foi ainda, postado na internet, assim é muito gratificante saber que outras pessoas poderão ver e gostar do projeto.
Um ponto importante a se destacar, é em relação à atenção que a professora ofereceu para todas as alunas, e em especial à uma. Esta moça, estava na nossa turma, porém não tinha conhecimento muito aprofundado com o computador, então a educadora lhe ofereceu atividades diferenciadas, que a auxiliou a desenvolver a segurança ao segurar no mouse, por exemplo. A professora Eliane, buscou motivar a aluna em todos os momentos, oferecendo segurança para aprender e determinação. Fiquei impressionada com a atenção que ela oferecia e percebi que é assim que deve agir o verdadeiro educador, fazer com que seu aluno contextualize sua aprendizagem e nunca fazer com que uma dificuldade, seja motivo para desistir. 

Imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário