terça-feira, 28 de outubro de 2014

Projeto - Plantas Medicinais

Apresentação

O Projeto “Plantas Medicinais” surgiu com o objetivo de proporcionar o aprendizado significativo aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, em relação ao conhecimento sobre “Plantas Medicinais” e a importância das mesmas para a manutenção e preservação da saúde.




Objetivo Geral

·         Reconhecer a importância das plantas medicinais para a saúde;
·         Refletir sobre a utilização das plantas medicinais na atualidade.

Objetivos Específicos

·         Interagir com a turma, relatando os pontos de vistas;
·         Refletir sobre o contexto da utilização das plantas medicinais no cotidiano;
·         Participar integralmente de cada processo do projeto.


• Conteúdos Curriculares 
·         Plantas Medicinais;
·         Alimentação Saudável.

  

Metodologia
1ª Etapa:

No primeiro momento, a turma será organizada em roda, será realizada uma conversa informal sobre a utilização das plantas medicinais no cotidiano da turma. Cada criança poderá contar experiências e relatar suas opiniões sobre o universo das plantas medicinais. Em seguida, a turma irá ao laboratório de informática, pesquisar com o auxílio da internet, as plantas medicinais mais utilizadas pelas pessoas.

2ª Etapa:

Os alunos serão levados para a sala de aula e organizados em pequenos grupos. Cada equipe será responsável em produzir cartazes informativos sobre uma determinada erva (sorteada pelo professor). Os cartazes serão colados ao longo da Unidade Escolar.

3ª Etapa:

Cada grupo será responsável em confeccionar juntamente com o educador o medicamento produzido pela erva. Assim, que todos realizarem os preparos, as equipes visitarão as turmas da escola com o intuito de divulgar a importância de cada erva.

4ª Etapa:

            Será confeccionado um portfólio para cada aluno, com todas as plantas trabalhadas nos grupos. Cada aluno poderá escrever as observações sobre a planta para futuras pesquisas.

• Recursos Utilizados 
·         Sala de Informática;
·         Cartolinas;
·         Lápis de Cor;
·         Canetinha;
·         Régua;
·         Pasta de Portfólio;
·         Folhas A4;
·         Plantas Medicinais.


• Avaliação 

            Os alunos serão avaliados ao longo de todas as etapas do projeto. Sendo observada a participação, dedicação e integração com a equipe

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Projeto: Plantas Medicinais

     Um Projeto muito interessante que será trabalhado para o 5º ano: Plantas Medicinais. Através desse projeto, os alunos terão a oportunidade de conhecer ainda mais sobre a área das plantas medicinais. Terão oportunidade ainda, de interagir em grupo com todos os envolvidos. 

     Serão desenvolvidos trabalhos com cartazes informativos, portfólio das plantas medicinais, além da degustação de chá na culminância do mesmo.