segunda-feira, 30 de julho de 2012

Tema: III Encontro Municipal de Tecnologia Educacional


Evento: III Encontro Municipal de Tecnologia Educacional
Período do Evento: 27 e 28 de Junho de 2012
Coordenação: Secretaria de Educação de Cabo Frio
Local :  Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb -  Rua Anibal Amador do Vale, s/n. Algodoal - Praia do Forte - Cabo Frio

Relatório de Atividade Pedagógica

O encontro reuniu diversos convidados de diferentes áreas da educação, com a finalidade de divulgar e discutir sobre os projetos inovadores que ocorreram durante o ano letivo nas Instituições de Ensino de Cabo Frio. Na ocasião, foram apresentados vários trabalhos realizados em 2011 e 2012 pelos MT's das escolas municipais. Também estava presente a MT de Casemiro de Abreu, Katia Têmpera e os representantes do MEC Carmem Lúcia Prata, responsável pelo Portal do Professor e Banco Internacional de Objetos Educacionais do MEC, e Érico Monnerat, coordenador de produção de documentários e séries educativas da TV Escola. O Teatro estava cheio, porém todo o espaço pode comportar todo o público, de forma confortável. O local estava organizado, limpo e fresco. Os profissionais trabalhavam de forma unida, assim tudo ocorreu de ótima forma, alcançando assim o objetivo do evento. 
A secretária de educação, Laura Barreto, subiu ao palco para elogiar a professora que cantou o Hino Nacional e relatou que a mesma já havia sido aluna dela, e que ela não sabia seu talento. Muitas vezes os professores tem em sala, alunos com diversos talentos, mas com a correria do cotidiano, acaba deixando de lado esses detalhes e somente no futuro é possível perceber a oportunidade que foi perdida. Ela explicou que o NTM, Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal, tem o objetivo de começar aos poucos e ter um grande resultado. O mais importante é que se tenha salas de informática equipadas com professores multiplicadores, que não tenham medo das máquinas e que ensinam diversos assuntos, utilizando as mesmas.         O desafio dos MTs é convencer os educadores que tem resistência, a quebrá-las e levá-los no curso do NTM, para que eles aprendam a ensinar de forma inovadora, modificando suas práticas pedagógicas e melhorando a qualidade de ensino.
Em seguida foi realizada uma mostra de trabalhos, a Professora Rosana Silva subiu ao palco para agradecer a todos os Professores Multiplicadores, todos os trabalhos foram muito interessantes e inovadores. A Supervisora Escolar Fátima Mota explicou um pouco sobre o NTM, surgiu a ideia em 22 de dezembro de 2008 e foi instalado em 16 de setembro de 2009. Desde então, a equipe cresceu bastante, oferecendo cursos de formação continuada, além de cursos como objeto de aprendizagem,  montagem e manutenção de computadores, google docs na educação, xadrez na educação e animação digital, entre outros. Foi explicado também que os Professores Multiplicadores Tecnológicos são escolhidos a partir do perfil do professor. Esses MTs são um exemplo para a profissão de educador, pois eles estão sempre dispostos a melhorar a qualidade na educação, participando de reuniões semanais, fazendo relatórios, entre outros. Atualmente, são 48 escolas urbanas e 10 rurais, além de 889 máquinas.
Já foram realizados muitos eventos, dentre eles, o Encontro Municipal da Tecnologia, o primeiro em 2010, o segundo em 2011 e o terceiro em 2012. Foi organizado também o Dia Municipal da Tecnologia na Escola, neste evento, todos puderam divulgar seus trabalhos para os familiares e comunidade, fazendo com que haja um maior estímulo para que os educadores continuem se envolvendo nestes trabalhos. Para que todas as atividades ocorram de forma a chegar aos objetivos propostos, deve-se haver uma parceria interdisciplinar, até mesmo com professores que não são Multiplicadores Tecnológicos, assim essas atividades se tornam mais significativas ao longo do ano letivo. É possível perceber que os projetos dão resultado, pois alguns alunos produziram vídeos que tiveram participação e premiação nas edições em Festivais de Curtas.
Foi demonstrado ao público, um vídeo onde vários MTs, explicam a importância de utilizar a sala de informática, de participar dos cursos a serem oferecidos, ampliado a formação do educador e preparando o mesmo para as inovações tecnológicas em sala de aula. É importante que todas as áreas da escola estejam envolvidas e na apresentação é possível perceber este envolvimento com a sala de leitura, de vídeo e de informática. Uma professora relatou que as aulas de arte melhoraram bastante após o uso do laboratório de informática, pois os alunos começaram a aprender de forma contextualizada com a sua realidade.
Em seguida a Professora formadora do NTM Cátia Matos e Luciano, mostraram seu trabalho: "Animando a escola", com o objetivo de capacitar os professores na técnica da animação. Neste curso, os educadores puderam fazer animações relacionadas à atividades que já realizam em suas turmas, fizeram também, um relatório de uso da animação na aula. O Professor Marcos Paulo e Rafael Abrantes relatou sobre o projeto de Xadrez na escola, com o objetivo de mostrar que o xadrez é uma modalidade esportiva e que a Educação Física vai além dos esforços físicos; com o xadrez os professores poderão promover a integração dos alunos. O mais interessante é que os materiais do jogo foram produzidos com objetos recicláveis, os alunos poderiam fazer as peças da forma que quisessem. Logo após, os professores mostraram um vídeo sobre o programa e como o joga, com fotos da realização das atividades, alunos jogando xadrez humano, entre outros. O professor Rafael relatou que 85% dos alunos já têm um conhecimento deste jogo.
A Professora Eliane Ramalho subiu ao palco novamente para apresentar um trabalho chamado "Audiovisual na educação". Ela citou que não há educação sem comunicação e que é necessário que se estreite essa relação professor/alunos que tem se distanciado tanto ultimamente. A proposta do trabalho de audiovisual é a leitura crítica e construção do conhecimento, integrando a tecnologia no currículo, desenvolvendo autoria, interação e criatividade.
A última educadora da E.J.A. a se apresentar no evento, levou uma aluna como acompanhante para ajudá-la em sua apresentação; ela agregou o uso das tecnologias usando as fotonovelas. A professora resolveu mudar, pois os alunos já estavam muito cansados, não tinham ânimo para criar textos, então ela resolveu inovar, criando debates e participando de fotonovelas, onde todos refletiram sobre a realidade local. As fotonovelas são fotos que são tiradas e são colocadas falas nessas imagens de acordo com o assunto. A aluna que compareceu, relatou que todos se divertiram muito, pois os procedimentos, apesar de levar tempo eram muito lúdicos. Os temas abordados foram Rebeldia Adolescente, Infância Destruída e O mundo trágico das Drogas.

     O segundo dia do encontro foi iniciado com um vídeo sobre a consolidação do 3° EMTEC, com o tema, Tecnologia x Metodologia, nesta apresentação foi mostrado todos os recursos a serem utilizados pelos alunos e seus projetos elaborados, como na sala de informática e atividades diversas, além de fotos do evento na parte da manhã e tarde. O Teatro estava tão cheio como no primeiro dia, muito organizado, limpo e fresco, os lanches estavam deliciosos também.
A Professora de Língua Portuguesa, Jaqueline Correa  subiu ao palco para demonstrar sua oficina audiovisual, uma proposta com o uso da tecnologia, para trabalhar com os alunos na sala de informática para divulgar o site da escola. Ela citou um tópico muito importante que é em relação a divulgação da imagem do jovem na internet, o educador deve estar sempre atento a pedir autorização para o responsável no momento de utilizar sua imagem. Os alunos da professora Jaqueline  fizeram uma História em Quadrinhos com áudio sobre a Dengue; criaram a paródia do Funk da Dengue, ou seja, foram estimulados a desenvolver criatividade, roteiro, a estar sempre atentos com os detalhes, entre outros. Os educandos fizeram também o vídeo da "Loira do Banheiro", onde houve uma votação sobre a melhor história, os próprios alunos atuaram; o vídeo fez muito sucesso e foi inscrito no Festival de Curtas de Cabo Frio. Foi um momento muito importante para os alunos, pois eles deram entrevistas, fazendo com que se sintam mais estimulados a continuar estudando. Aprendendo assim, que mesmo com uma realidade difícil, eles são importantes e podem fazer parte de sua própria realidade.
Percebi que a cidade de Cabo Frio está sendo transformada com novas atitudes na área da educação, os professores estão tendo oportunidades de aprender a utilizar os novos recursos para trabalhar com qualidade e assim começando a caminhar para uma qualidade de ensino, oferecendo a todos, um maior aprendizado. Com o evento, foi possível divulgar todos os trabalhos criativos realizados, assim não somente os professores do município de cabo Frio, mas de toda a Região dos Lagos poderão se sentir estimulados a aprender cada vez mais e saber que terão resultados.

Imagem:






Tema: Desfile Cívico de São Pedro da Aldeia


Evento: Desfile Cívico de São Pedro da Aldeia
Período do Evento: 20 de Maio de 2012
Coordenação: SEMED
Local : São Pedro da Aldeia

Relatório de Atividade Cultural

O município de São Pedro da Aldeia completou no dia 16 de Maio, mais um ano de fundação, são 395 anos, tornando-o um dos mais antigos do Brasil. Para festejar a data foi realizado o tradicional Desfile Cívico Temático na Avenida São Pedro. O Desfile Cívico Aldeense é um dos mais comentados da Região dos Lagos devido a sua beleza e organização e já faz parte do calendário oficial de eventos da cidade.
O Desfile esse ano foi bem diferente dos anteriores, primeiramente, por acontecer em uma data totalmente diferente. O Desfile acontece todo o dia 16 de Maio, porém este ano ocorreu no dia 20 de Maio. Este adiamento foi devido ao mau tempo e assim não poderia expor as crianças a chuva, correndo o risco de ficarem doentes.
Até a chegada do domingo, houve ainda mais alguns ensaios com a banda da escola e as normalistas, para garantir que tudo se realizasse da melhor forma possível. Ao chegar na escola na manhã de domingo, também ensolarada, observei que havia poucas pessoas, estava um pouco receosa de que nem todas os estudantes comparecessem, porém ao longo da manhã, a maioria foi chegando.
O C. E. Dr. Feliciano Sodré, é uma das últimas escolas a desfilarem, geralmente depois de 12h00, porém neste ano, o desfile ocorreu às 10h30min. Como em todos os outros desfiles, haviam normalistas de calça e saia, todas foram organizadas e divididas de acordo com o tamanho e uniforme. Fomos instruídas palas pessoas do apoio a marchar, não olhar para o chão e mante a postura adequada.
A cidade estava bem movimentada, não havia o mesmo número de pessoas que comumente comparecem, porém ainda assim percebi que a maioria delas estavam presentes somente para ver a banda e os alunos do Feliciano. O tema do Desfile foi "Aquarela brasileira - Brasil de som e cores", aproveitando a comemoração dos 90 anos da Semana de Arte Moderna. Para a organização do desfile as escolas foram divididas em temas, todos pesquisados pelos alunos e professores, cujo resultado, foi apresentado na avenida, como: música, dança, literatura, artes visuais, arquiteturas, cinema, fotografia e paisagismo. Já as creches municipais fizeram uma homenagem ao palhaço Piolim, que participou da Semana de Arte Moderna.
O desfile relatou sobre a história da arte brasileira, desde a arte rupestre (as mais antigas representações artísticas conhecidas no país) até a criação da Academia Imperial de Belas Artes (escola superior de arte fundada no Rio de Janeiro por Dom João VI, o que mudou os rumos da arte nacional durante a segunda metade do século XIX). A cultura e a história dos índios Pataxós também foram mostradas no desfile, destacando a importância da arte indígena.
O Desfile Cívico teve a participação das escolas das redes municipal e particulares de ensino, Militares, ONGs e entidades filantrópicas.  O evento foi aberto pelo pelotão da base aeronaval de São Pedro da Aldeia, pelo 25º Batalhão de Polícia Militar de Cabo Frio e Região dos Lagos e Corpo de Bombeiros de São Pedro da Aldeia; depois desfilaram as repartições representativas do município.
Assim que o Colégio Feliciano Sodré, ficou em frente ao palco, todas as pessoas das arquibancadas começaram a aplaudir, gritar, ou seja, todos ficaram bastante eufóricos. Fiquei muito feliz de estar participando de um evento tão importante para a cidade e principalmente de estudar em um colégio que é tão querido pelos cidadãos. A banda do Feliciano, como em todos os anos, fez muito sucesso, pois os alunos são extremamente talentosos e o Maestro é realmente dedicado ao seu trabalho.
O desfile foi muito lindo, realmente foi bom ter esperado, pois se o evento tivesse ocorrido com chuva, não teria a qualidade que teve. Ficou claro que as escolas se empenharam para levar ao desfile muita criatividade e espirito cívico, o que é muito importante, pois nos dias de hoje é necessário que esses conceitos sejam passados para as crianças desde novas. E quando elas trabalham para fazer uma bela apresentação e veem que deu resultado, elas passam a ter orgulho de morar em São Pedro da Aldeia. Estando sempre mais estimuladas a continuar se esforçando para valorizar, divulgar e comemorar o aniversário de sua cidade.

Algumas imagens do Desfile Cívico:





Tema: Exposição Nuestro Sitio

Evento: Exposição Nuestro Sitio
Período do Evento:10 de Maio de 2012
Coordenação: Beatriz Bustus Oyanadel
Local :  Museu de Arte Contemporânea de Niterói - Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem  Niterói - RJ
Relatório de Atividade Cultural

    O MAC, Museu de Arte Contemporânea de Niterói é um dos Museus mais lindos do estado do Rio de Janeiro, sendo um belo projeto do Oscar Niemeyer, é sucesso em todo o país e não há como uma pessoa ir à Niterói sem visitar esse Museu. A construção foi iniciada em 1921, na primeira gestão do prefeito Jorge Roberto da Silveira.
Um dos destaques do MAC - Niterói, é a divisão que o mesmo possui de arte e educação, com o objetivo de desenvolver estratégias de interação com a arte contemporânea. A função educativa do museu se torna evidente no espaço destinado aos visitantes em cada uma das exposições. Variando sempre nas obras e assuntos abordados, o objetivo é englobar a arte, cultura e educação, atendendo um público mais diversificado. Além disso, há visitas guiadas, atividades para as famílias nos fins de semana e programas especiais para professores e alunos.
Logo na entrada estava organizado alguns sinos que emitiam sons diferenciados ao abrir a porta. Nas paredes à frente estavam dispostas exposições da artista Iole de Freitas (Belo Horizonte, 1945) é uma artista plástica brasileira que atua no campo de arte contemporânea. Iniciou sua carreira na década de 1970, participando de um grupo de artistas em Milão, Itália, ligado a Body art.  A artista utiliza, para criar suas obras, materiais como arame, tela, aço, cobre, pedra e inclusive água. As obras de Iole de Freitas podem ser encontradas em vários lugares, tais como o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o Museu Nacional de Belas Artes e o Museu de Arte da Pampulha. As obras eram abstratas, utilizados os mais diferentes materiais, todos causavam bastante impressão. Ao lados das obras haviam uma placa com o nome da artista, da obra e ano.
A próxima exposição que visitei foi a "Nuestro sitio", com artistas participantes da América do Sul, realizam seu trabalho visual considerando diferentes ênfases e dinâmicas identificadas em territórios da Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador e Paraguai. O intercâmbio cultural através das artes visuais que Nuestro Sitio divulga, espera ser uma oportunidade para conhecer mais um pouco de nossos povos, por suas origens, sua memória, a maneira como nós integramos a contemporaneidade à forma em que vivemos. Nesta exposição, pude perceber que o foco era divulgar as diferentes culturas do nosso continente, com imagens impactantes e ricas em significados, em relação às tensões ideológicas, migrações, consumo e mercado, entre outros.
Havia uma exposição muito interessante, sobre o universo da mulher e o que elas mais se interessam, que são os batons. Eles estavam organizados em uma mesa, todos eles, tinham formatos diferentes, todos esculpidos à mão, com diversas cores, muito vibrantes. Essa obra foi muito criativa e interessante, acredito que ela teve como o objetivo, passar para o público que a mulher tem muito significado, além de passar que objetos que são vistos com uma utilidade, podem ter outras totalmente inovadoras.
Logo em seguida, em uma área mais clara, estava organizado diversos buquês de flores, haviam flores no chão e nas paredes, todas muito coloridas e das mais diversas espécies. O local transmitia muita tranquilidade aos visitantes, uma vez que a beleza das plantas eram passadas para os olhos do público como uma obra natural e lúdica.
Acredito que o MAC, é um local que a pessoa não necessariamente precise ir para ver as obras, mas há diversas utilidades para este local. Observei que um professor estava lecionando para a sua turma, todos estavam sentados dentro do Museu e estudando, então para aqueles educadores que trabalham perto do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, poderiam pensar na oportunidade de levar os alunos mais vezes ao local e assim, sair do cotidiano da sala de aula, para conhecer assuntos, pessoas e lugares novos.
O MAC é mais que um Museu, é um local inovador, que oferece ao público o contato com o novo e com o  constante aprendizado. O mais interessante é que a pessoa é levada a pensar e refletir sobre a mensagem que determinada obra está passando para si mesma, pois nada é feito sem um objetivo. Desta forma, todos os artistas que tive a oportunidade de conhecer durante a visita, passa algo para se pensar, independente da interpretação de cada um. 
Todas as escolas deveriam pensar em levar seus alunos a um museu, principalmente ao MAC, pois diferentemente dos outros museus, ele não oferece obras antigas, o que muitas vezes é um conceito pré julgado que as pessoas estabelecem de um museu. Assim, a arte deve ser respeitada e passada para todos os alunos de qualquer idade, pois somente assim, poderão ser formadas pessoas mais cultas, que conhece a arte do país e de outros continentes, que tem a capacidade de reflexão crítica, que não qualquer afirmação, reconhecendo  e  valorizando o trabalho de cada artista. 


Algumas imagens:


Tema: VI Semana da Matemática da UFF


Evento: VI Semana da Matemática da UFF
Período do Evento:10 de Maio de 2012
Coordenação: Ana Maria M. R. Kaleff
Local :  Universidade Federal Fluminense -  Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí  Niterói - RJ

Relatório de Atividade Cultural

    A Semana da Matemática realizada na UFF foi algo bem diferente do que já participei; assim que chegamos, fomos organizadas em uma fila indiana para nos cadastrar, logo depois podíamos nos espalhar para observar o local. O primeiro lugar que me chamou a curiosidade foi um stand sobre Braille, ele estava organizado com banners sobre o sistema de braille, o curso e a metodologia do mesmo, além de projetos envolvidos com as crianças. Havia também livros infantis e gibis em braille.
Descobri muito sobre o sistema de braile, que recebeu o nome devido a homenagem ao seu criador Louis Braille, que ficou cego ainda pequeno por causa de um acidente na oficina do pai. O sistema de Braille foi criado com 6 pontos postos em 3 pontos. A partir da combinação destes pontos são produzidos mais de sessenta e quatro símbolos. O curso de Braille ocorre semipresencial, exigindo alguns encontros presenciais.
No stand era oferecido também a oportunidade da pessoa fazer o nome em Braille, a aluna responsável explicou como é organizado o sistema de Braille e ajuda a pessoa a fazer seu próprio nome.  Foi uma oportunidade única de poder fazer meu próprio nome, e descobri que não é tão complexo como pensei, precisa apenas seguir algumas regras básicas.
Todo o espaço foi organizado com diversos banners com as atividades e imagens da realização dos projetos, alguns pequenos textos explicando como se realiza determinada atividade, o objetivo, recursos a serem utilizados, entre outros. O espaço era pequeno para a quantidade de pessoas que estava comportando, porém havia uma grande diversidade de atividades e um bom atendimento feito pelos alunos responsáveis, que eram bem atenciosos.
Nas salas seguintes haviam diversos trabalhos em relação à matemática, muitos que eu nunca sabia que existia e diversos nomes complicados, como, triângulos equiláteros, razão Áurea, teorema de Pick, entre outros. Todos eles foram produzidos de forma lúdica e colorida, que permitiam a manipulação dos materiais para melhor entendimento. Além de Tangrans e o Ábaco japonês, que eu já conhecia antes, todos haviam pequenos textos demonstrando como utilizá-los. 
Havia também trabalhos sobre o formato da Terra, relatando qual o formato dela e como é o caminho que os planetas do sistema solar realizam, que se chamam elipse. Foi apresentado também o "Anamorfose", Ana de inversão, Morphe de forma. A arte Anamórfica estabelece um trabalho artístico que parece, a primeira vista, confuso, mas se torna conhecível quando vista de "outros olhos", normalmente sob uma reflexão cilíndrica. Fiquei impressionada com as figuras pois havia uma em que tinha uma menina séria e ao colocar o espelho, ela sorria, dentre outras imagens tão interessantes quanto esta.
Em todas os stands havia o apoio de vários alunos, que estavam sempre dispostos a ajudarem e explicarem quando surgiam dúvidas. Havia também muitos jogos relacionados ao Ensino Fundamental, como, Jogo primeiro cálculos, que tinha como objetivo levar o aluno com deficiência visual a resolver contas com as quatro operações fundamentais, o jogo era um quebra cabeça de madeira, em tamanho grande, todos muito bem feitos e trabalhados de forma a atender crianças a partir de 4 anos de idade. 
O Trem dos numerais foi outra atividade muito interessante, serve para estimular o aluno com deficiência visual ao raciocínio lógico, o material também era um quebra cabeça de madeira, e pode ser utilizado não somente para crianças, mas também para alunos do ensino fundamental e médio. O jogo da conta - multiplicação e divisão, foi outro jogo lúdico que observei, era produzido a partir de um quebra cabeça de E.V.A., o objetivo era levar o aluno com deficiência visual a resolver contas de multiplicação e divisão. Havia muitas outras brincadeiras produzidas com muito trabalho para chamar atenção dos alunos. O mais interessante é que a maioria deles foram confeccionados para atender a alunos com deficiência visual; eles podem ser feitos por qualquer educador, que pretende incluir seu aluno e ajudá-lo a compreender assuntos da área de matemática com mais facilidade.
Fiquei impressionada com todos os jogos inclusivos que havia nos stands, muitos feitos por materiais simples e fáceis de confeccionar, outro ponto a ser destacado seria que a maioria dos jogos poderiam ser realizados não somente com crianças de 4 anos, mas com alunos do ensino fundamental e médio também, assim percebi que muitas vezes, educadores não procuram incluir uma criança com deficiência visual, por exemplo, pois acredita que vai ter trabalho em procurar atividades para as mesmas. Mas às vezes só faltam saber o local correto a recorrer para buscar essas atividades e assim compreenderão que qualquer aluno poderá compreender diferentes assunto, se o docente saber contextualizá-lo com a realidade de cada um.
Todo o evento estava rico em atividades, todas seguidas com explicações; o público podia manusear todos os objetos, folhear as revistas entre outros. Acredito que todos os alunos tiveram um grande trabalho em realizar todas as atividades, para quem gosta de matemática, sem dúvida esse evento seria muito incentivador. O principal conhecimento que obtive com essa exposição, foi poder ter acesso à jogos inclusivos, e compreender como deverão ser utilizados, pretendo futuramente confeccioná-los e utilizá-los em turma, sem dúvida a turma compreenderá muito melhor matemática, o que é muitas vezes vista pelos alunos como algo impossível de se estudar.

Algumas imagens:






















                               




Tema: Palestra Bullying e Educação


Evento: Palestra Bullying e Educação
Período do Evento: 28 de Março de 2012
Coordenação: Iguacyra Rios
Local : Auditório do Colégio Estadual Dr. Feliciano Sodré - Rua Duque de Caxias n° 78


Relatório de Atividade Pedagógica

O evento foi iniciado com a palestrante explicando sobre o que seria o Bullying e por que esse tema está inserido na área da educação. É essencial que as formandas, principalmente aquelas que pretendem seguir na carreira do magistério, saibam o que é esse tema e os motivos de estar sendo muito falado atualmente em todos os lugares, dede escolas até em internet. Todos os professores precisam estar cientes da tamanha seriedade que apresenta este tema, que está matando jovens em toda a parte do mundo. Muitos educadores têm contato com alunos que sofrem bullying, mas não sabem diagnosticar as causas da mudança de comportamento do jovem e muitas vezes já pode ser tarde demais. Com esta palestra então, pude finalmente compreender melhor esse assunto, onde tinha muitas perguntas sem respostas.
A palestrante foi bem clara e objetiva ao explicar cada parte do assunto, retirando todas as dúvidas que foram aparecendo ao longo do evento. Ela utilizou de alguns recursos para facilitar a compreensão dos que estavam presentes, como TV com tópicos do tema e vídeos. Desta forma, dinamizou a palestra tornando-a mais interessante e atrativa.
O primeiro tópico abordado foram as características do Bullying que são agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneiras repetidas por um ou mais alunos. O Bullying pode ter forma verbal, física, moral, virtual (ciberbullying), entre outros.  Essa palavra tem origem americana que significa valentão, brigão, ao traduzi-la podemos defini-la como uma ameaça, agressão ou tirania.
Pode ser realizado em qualquer lugar, desde escolas ou universidades à vizinhança, trabalho e família. É impactante saber que essa violência ocorre nos lugares que deveriam ser preservadas a paz e tranquilidade, podendo provocar traumas absurdos para a vítima. Algumas das consequências para a pessoa que sofre dessa violência são isolamento, queda do rendimento escolar, afeta o estado emocional, influencia traços da personalidade, doenças psicossomáticas e  em casos mais graves, até mesmo o suicídio. Pode se perceber que isso não é brincadeira, mas muitas vezes começa por esta, como apelidos.
É importante saber que o Bullying não é qualquer tipo de agressão, pois deve se realizar entre iguais, por exemplo, entre alunos, além de ser de maneira frequente, com presença do público e concordância do alvo, o mesmo não pode se defender. Como já foi explicado, essa violência pode deixar marcas no indivíduo por toda a vida. A palestrante exemplificou essa afirmação com um caso em que um paciente da mesma trabalhava com comércio, mas toda vez que conseguia chegar ao posto de gerente, ele pedia demissão, até que ele percebeu que essa atitude não é normal, então após passar por uma sessão de hipinose, foi descoberto que no passado após uma briga com o pai, este disse que ele nunca iria chegar a ter o seu sucesso e como se estivesse seguindo a afirmação do pai, o paciente nunca chegava a ser gerente. Com esta história pode-se perceber que mesmo que o indivíduo não saiba, essas marcas podem persistir e se não tiverem tratamento podem se causar doenças muito mais graves.
O ciberbullying também tem se tornado muito comum, e diferentemente do bulliyng, que deve ser entre iguais, ele pode ser entre qualquer pessoa, pois na internet, não há distinção de pessoas. O mais impressionante é que ele não tem limite tempo, idade, pode ocorrer com qualquer um a qualquer hora. Qualquer agressão, seja ela verbal ou física, tem os mesmo resultados ruins na vítima, sendo que com uma intensidade maior, pois as agressões pela internet são muito difíceis de se reverter, já que uma vez na rede, qualquer pessoa em todos os lugares do mundo, poderão ter acesso a essas informações. Desta forma, é preciso que se controle o que os jovens têm acesso na rede, sendo cuidadoso com os amigos que os mesmos têm e as informações que compartilham.
O bully, - usado esse termo para quem pratica essa violência -; quer ser poderoso, popular, até mesmo, ter uma imagem boa para si mesmo. Os bullys são muito inseguros e muitas vezes tem a autoestima baixa, então agridem as pessoas para ganhar a confiança dos amigos e assim se satisfazer. 
O público também é um grande incentivador para que esse tipo de violência ocorra, pois só há bullying se há uma plateia que participe. Desta forma o Bully terá sempre um motivo para continuar com essas atitudes. O expectador é como se fosse o co-autor  desta agressão, pois não reage de forma positiva para ajudar a vítima. 
Há uma grande diferença entre essa violência praticada por pessoas do sexo feminino para as do sexo masculino. O bullying praticado por meninos é marcado por agressão, brigas, empurrões, xingamentos; já os das meninas é mais discreto, geralmente são trocas de olhares, risinhos, cochichos entre grupinhos, entre outros. Não tiro a importância de nenhum dos tipos das agressões, pois ambas ferem a vítimas, no caso dos meninos são além de fisicamente, emocionalmente também e para as meninas, podem surgir machucados físicos, mas principalmente emocional. 
Sei que em muitas escolas no Brasil está presente essa agressão, mas muitos professores não sabem como agir quando veem essa realidade dentro de sua sala de aula, então começam a escolher atitudes equívocadas para tentar solucionar o problema, como culpar a vítima e/ou o bully e nos casos mais errados, procuram não agir de nenhuma forma, fechando os olhos para os problemas existentes. 
         Para finalizar o evento, foi mostrado um vídeo de um menino americano que sofria bullying por muito tempo, era chamado de gordo, barril, entre outros xingamentos que tinham relação com seu peso. Ele era um jovem muito quieto e não falava com o pai o que sofria, apenas com a irmã, que não sabia o que fazer. Até que um dia ele se revoltou com as agressões, e resolveu reagir, quando o garoto começou a brigar com ele, a vítima pegou-o e jogou contra o chão, quebrando a perna do mesmo. O vídeo é muito impactante, pois se sabe que não é uma simulação, é real; e ver uma criança se explodir a tal ponto de não ter a noção de que poderia ter matado alguém é muito triste. 
A vítima tinha chegado ao extremo, já não aguentava mais sofrer; o vídeo foi parar na internet com recorde de acessos, os comentários eram todos positivos, chamavam o menino de herói, porém não devemos apoiar que a agressão só é concertada com a mesma, apesar do menino ter se defendido, seria melhor se ele fosse ajudado. O segundo vídeo apresentado é uma entrevista com a vítima, percebe-se que ele sofria muito e se sentia um verdadeiro "lixo", o jovem não se arrepende de ter agredido o bully, mesmo que ele tenha dado um fim nisso, é necessário que se destaque que a violência não é o melhor meio, mas é preciso agradecer por esse menino não ter desistido da vida e agora pretende lutar para se curar, dando uma motivação para todos aqueles que sofrem bullying atualmente, decidindo se expressar e pedir ajuda.
As crianças não devem ter medo de ir à escola porque um aluno pode machucá-lo, ela é um lugar de paz, onde todos estão lá para aprender, não deve ter lugar para brigas, apenas para amor. É necessário que se combata agora, pois jovens estão adoecendo, perdendo a vida, por uma "brincadeira" que começa por um simples apelido. Devemos ter respeito pelo próximo, pois todos somos iguais, independente do peso, cor, religião ou classe social e a educação tem o grande papel de mudar essa realidade de agressão tornando a palavra Bullying extinta da realidade mundial.

Algumas imagens da Palestra:







Tema: Oficina de Blogs


Evento: Oficina de Blogs
Período do Evento: 22 de Março e 29 de Março de 2012
Coordenação: Angélica Gago da Costa
Local :  Ciep 146 Professor Cordelino Teixeira Paulo - Rua 12 de Outubro, s/n°. Estação, São Pedro da Aldeia

Relatório de Blog

A oficina de blogs foi o terceiro evento pelo qual participei no NTERJ, essa oficina foi algo bem diferente do que já havia participado. Eu me interesso muito por assuntos relacionados a internet e vi uma grande oportunidade de aprender mais. Essas aulas forma realizadas na sala de informática do Ciep 146, a sala era muito organizada, limpa, além de oferecer para cada aluno um computador, contribuindo assim para o aprendizado de todos. 
A professora foi muito atenciosa com todos, explicando com clareza cada processo, retirando todas as dúvidas e dando sugestões. A aula foi iniciada com um diálogo sobre o que todos já sabiam sobre blogs, então cada um pode participar com suas ideias sobre o tema. A explicação foi iniciada com a definição do tema, blog é  uma página na internet, uma abreviação da palavra weblog, dando origem a palavra blog, Web (rede, teia) Log (registro), assim registro na rede (Internet), que é o mesmo que "diário de bordo". Seguindo a estas definições, foi discutido quais seriam as vantagens para se ter um blog, percebi então que são inúmeras as vantagens, como a grande facilidade de criação, de atualização; além de se ter uma rápida publicação das informações, é bem prático e interativo, fazendo com que se desenvolva a criatividade, a aprendizagem e principalmente a interação com o leitor. Um ponto muito importante que foi destacado é a necessidade de relatar a fonte de pesquisa da postagem, dando crédito ao autor, pois caso o contrário é plágio, um crime.
Estava me questionando se teria como utilizar o blog para fins educacionais, com alunos e professores, para que todos participem de forma dinâmica. O próximo assunto abordado foi exatamente esse, onde se poderia ter como autores alunos e professores, onde todos compartilhariam informações, dúvidas, opiniões, experiências, entre outros. Acredito que esse contato é extremamente importante, pois o aluno, tem permanecido muito tempo na rede, então o professor, como problematizador e participante, deve criar situações para que a relação professor/aluno seja mais estreita e repleta de confiança.
Além disso o blog pode se tornar uma ampliação da sala de aula, pois o aluno pode aprender utilizando-o, favorecendo o estímulo ao estudo e a pesquisa. Com esta grande ferramenta, é possível que se expanda o contato entre diversas pessoas de todo o mundo, divulgando os trabalhos pedagógicos, trocando experiências
Tive a oportunidade de utilizar o computador para conhecer outros blogs educacionais. Eles eram muito interessantes, bem organizados, com conteúdos que poderei utilizar futuramente em atividades com alunos. Todos são um exemplo desse tipo de trabalho, o que me motivou a criar um blog para mim, tão bom quanto os que eu vi. O único ponto que prejudicou, foi em relação a velocidade da internet, que como muitos alunos estavam utilizando, se tornou mais lenta, onde nem todos puderam pesquisar os endereços indicados. Foi pesquisado também os blogs de professores do próprio Colégio Feliciano Sodré, como o do Professor Anderson e Clarisse, observamos imagens de projetos realizados no Curso Normal, inclusive fotos da nossa turma e atividades de artes que produzimos com a professora Clarisse.
Após ver todos os trabalhos dos autores de blogs tão talentosos, tivemos a oportunidade de criar o nosso próprio blog. Foi instruído para que o trabalho tivesse relação com o curso normal.  Tive que pensar no objetivo do blog, fiz então uma conta no gmail e utilizei o serviço do blogger. Cada passo foi realizado com muito cuidado e atenção; uma grande dificuldade foi pensar em um nome, pois todas as ideias que eu tinha, não podiam, até que encontrei um ideal: "Uma Viagem na Educação" (esse blog), pois acredito que meu blog irá oferecer ao leitor vários assuntos relacionados à educação, propondo uma viagem para o mesmo. Após ter sido criado, pensei em uma mensagem inicial, apresentando a recente criação. A primeira aula foi finalizada com a professora pedindo que todos ao longo da semana pesquisassem textos e vídeos para colocar no blog na próxima aula.
Não consegui esperar até a próxima aula para utilizar minha produção, no mesmo dia procurei alguns documentos para colocar no blog, fotos, entre outros. Adorei ter a oportunidade de pesquisar assuntos na internet e poder postar para que outras pessoas pudessem ler. É interessante também essa grande troca de informações entre os leitores e os blogueiros, onde todos acabam aprendendo mais.
Na segunda aula a professora começou a explorar alguns recursos do blog, como o design, onde abrange vários pontos importantes, que acabam deixando o projeto com o jeito de cada um, como tema, cores, fontes, entre outros. Além de links, para colocar daqueles sites que a pessoa mais gosta; uma rede de blogs, com os que cada um mais se interessou. Tivemos uma ótima oportunidade de interação em um momento da aula, onde todas as alunas puderam seguir as colegas. 
Um ponto muito importante abordado foi em relação às diferentes mídias que podem ser utilizadas nas postagens, como imagens, vídeos e apresentações de slides, todos esses itens para enriquecer ainda mais o conteúdo do blog. O último assunto abordado na aula seria onde cada aluno pode contribuir na produção da colega, postando comentários com elogios, sugestões e opiniões, esse momento foi bem divertido, já que pudemos agradecer os comentários, postar outros e assim manter mais contato com as novas blogueiras.     Além de publicações colaborativas, cada aluna convidava a colega ao lado para colaborar na produção do blog e cada uma teria que postar algo relacionado ao trabalho da companheira. Logo após  fizemos uma avaliação da oficina, que deveríamos fazer no próprio blog, onde descreveríamos o que achamos da experiência de criá-lo, o que ele irá contribuir para enriquecer minha prática pedagógica, entre outros.
Com certeza a oficina de blogs irá contribuir muito para minha formação, pois tive a oportunidade de aprender a utilizar uma ferramenta que dá oportunidade para que eu aprenda e meus alunos aprenderão também. Acredito que todos os professores ou escolas deveriam ter um blog, onde os alunos poderão manter um maior contato com o aprendizado a qualquer hora, além de ser incentivados a participar mais das atividades docentes, já que as mesmas podem ser postadas na rede. Assim, finalmente educação e rede estarão unidas com um único objetivo em comum, formar jovens mais interessados em aprender.
















Tema: Aula Magna


Evento: Aula Magna
Período do Evento: 16 de Março de 2012
Coordenação: Marcia da Silva Quaresma
Local :  Universidade Veiga de Almeida - Estrada Perynas, s/n° - Perynas - Cabo Frio

Relatório de Atividade Pedagógica

Com o evento, aprendi a importância de se ter ambição na vida, devemos criar um projeto que pretendemos seguir ao longo dos anos. As nossas escolhas são individuais, cada um age da forma que acha correto e são essas atitudes que podem fazer com que nos tornemos uma pessoa boa ou ruim, como a palestrante afirmou, cada um tem a sua sentença. 
Outro ponto abordado foi em relação a educação ser um direito social, onde todo o cidadão deve ter acesso, de forma justa e igualitária, não é porque o professor tem formação maior que o aluno, que deve se sentir melhor que o mesmo, todo o aluno carrega uma bagagem enorme de informações que devem ser respeitadas pelo professor. O mesmo deve ter consciência que o educando não é uma folha em branco, o educador pode trocar aprendizados com ele e assim ambos podem utilizar da prática de ensino para aprender. O educador não ensina nada a alguém que ele não respeita, ou seja, a primeira parte da relação entre o professor e o aluno é ter esse sentimento, sem o mesmo não há confiança, nem aprendizado.
Com a palestra descobri que em Portugal não é obrigatório a educação na escola e no Brasil existem 11 famílias que após a autorização do juiz, podem estudar nas próprias casas, porém as provas devem ser feitas em alguma Instituição de Ensino. É bem interessante pois a formação em algumas escolas é de tão baixa qualidade, que muitas vezes aqueles jovens que aprenderam em casa, sabem muito mais do que os que tiveram a sua vida toda a educação da escola. 
Outro ponto discutido, foi em relação ao educador autônomo; essa pessoa não pode se prender nas suas ideias, apesar de ser importante que se tenha, deve ter segurança o suficiente para mudar de rota sempre que necessário. E somente assim, será produzidos mais conhecimento, onde será um processo contínuo, de mudanças permanentes, com pesquisas e anos de estudo, ter a formação educacional não é o fim e sim, o começo de uma longa trajetória. O conhecimento é a escolha de cada um, temos que tentar fazer mais do que queremos. Um bom educador deve cultivar o saber, deve ser sensível e ouvir a emoção, não somente a razão.
A palestrante é um exemplo para qualquer formando do Curso Normal, pois ela é comprometida com a melhora da escola, estudou durante toda a sua vida, para seu bem e também para o bem do próximo. O interessante é que ela é muito simples, quem a vê, não tem como dizer que ela tem tantos diplomas, já foi inclusive secretária de educação. Além disso, ela escreveu um livro o que é meu sonho, ou seja, a Professora Lia é neste momento o exemplo que pretendo seguir para a minha formação.

Imagem:



Tema: Palestra da Mulher


Evento: Palestra da Mulher
Período do Evento: 8 de Março de 2012
Coordenação: Gabriela Chaffin
Local :  Hospital da Mulher - Rua Arísio Gomes da Costa, nº 184 - Jardim Flamboyant - Cabo Frio

Relatório de Atividade Cultural

       A palestra foi iniciada com a Cantora e Diretora do CENSC Mulher, introduzindo o assunto sobre Dia da Mulher com uma pequena apresentação de slides, onde precisamos cultivar a cultura da paz, pois muitas mulheres morreram naquele dia. Elas trabalhavam em fábricas e lutavam para melhores condições, os maridos estavam no exército e um dia por serem rebeldes, pessoas trancaram essas trabalhadoras nas fábricas e atearam fogo. Diante desse fato, usam o dia 8 de Março para simbolizar o respeito a essa luta das mulheres. Foram as que mais batalharam pelos seus direitos, como no Rio Grande do Norte onde é iniciado o direito ao voto feminino. 
Além de termos atualmente um símbolo feminino na política que a Presidente Dilma Rousseff, a primeira mulher a assumir a Presidência da República. A ONU Mulher, é a nova liderança global em prol da pessoa de sexo feminino, percebendo-se assim que a mulher está garantido seu espaço no que é relacionado a direitos. Porém a mulher exige poder votar, que quando conseguiram, esses votos foram anulados, Carlota Pereira foi a primeira mulher a votar.
Em seguida foi iniciada um circuito de palestras, a primeira participante foi Marcela Alves, ela é uma escritora de livros infantis, um deles é "Jouhan e o Espelho de Zanandra". Ela relatou que  é importante saber como iniciar esse contato da criança com a leitura, pois a mesma não pode ser de forma obrigada, mas sim com prazer. O jovem que deve querer o livro, pois somente assim é que vai haver aprendizado, por isso é importante que se tenha uma motivação entre a literatura e a criança. É preciso que se haja esse incentivo desde os primeiros anos de vida da criança, onde a mesma, passa a ter acesso a livros de acordo com cada fase de sua vida. 
A influência que o adulto tem sobre a criança, é muito grande, tudo que ela vê o pai fazendo, por exemplo, passa a fazer também; e para confirmar esse relato, a autora Marcela passou um vídeo, que eu já havia visto na escola, em uma aula de Prática Pedagógica, cujo título era "Children see. Children Do.", tradução, Criança vê. Criança faz., e realmente isso que foi mostrado para todos, mesmo que sejam coisas ruins, os jovens vão sempre tentar imitar os mais velhos. A palestrante encerrou sua fala, com uma mensagem de Cecília Meireles sobre Arthur, uma criança que estava lendo e não viu o tempo passar com o livro, essa é a maior magia que o livro é capaz de fazer, nos levar a lugares, sem percebemos quanto tempo passou.
A próxima a se apresentar foi Néia Soares, ela é artesã; trabalha com crianças na rede pública sobre reciclagem, onde produz brinquedos. Vi alguns deles e todos são tão bem feitos, que não parecem ser de sucata, como bonecas, jogos, entre outros.  A Creuma Chaffin foi a próxima palestrante, ela fez uma demonstração de um produto biodegradável, criado por cientistas, onde 1 litro do mesmo, rende 133 litros, ele é anti-alérgico e limpa tudo, desde mancha de graxa a remédio. Com a demonstração, ela afirmou a importância da Mulher na limpeza, já que muitas são donas de casa, os produtos podem facilitar a vida  de todas as donas de casa; que não vão precisar perder tanto tempo tirando sujeiras. 
A palestra foi bem dinâmica, em abordou assuntos tão diferentes, mas que têm uma conexão, que é a Mulher, participar deste evento nesse dia tão importante foi uma maneira de celebrá-lo e mostrar o orgulho que tenho de fazer parte do sexo feminino, que sendo dito como frágil, lutou muito para ter seus direitos garantidos.
 
Algumas imagens do Evento:
















Evento: Retorno dos Professores - Abertura do ano letivo 2012

Evento: Retorno dos Professores - Abertura do ano letivo 2012
Período do Evento: 2 de Fevereiro de 2012
Coordenação: Alanna Frare
Local : Teatro Municipal Átila Costa - Rua Francisco Santos, s/n°, bairro Nova São Pedro - São Pedro da Aldeia

Relatório de Atividade Pedagógica

       Este evento foi muito importante, pois conheci as metas que foram realizadas em 2011 na área da Educação no município de São Pedro da Aldeia. Além disso, foi obtido reformas em várias escolas, a criação da JESPA, onde são realizados jogos para os alunos, com premiação de medalhas aos vencedores em cada modalidade; foram criadas salas de informática nas Unidades de Ensino que tinham espaço apropriado, além de um grande investimento nos cursos de formação continuada e em relação ao reforço escolar, que foi notado o avanço de muitos alunos que apresentavam algumas dificuldades. Foi relatado ainda, as realizações previstas para o ano de 2012, que foram basicamente a construção ou reforma das escolas.
Foi realizada uma palestra, com o Senhor Altamar foi muito especial, ela foi repleta de muito aprendizado, onde o principal objetivo foi demonstrar a diferença entre a educação do passado, comparando com a dos dias de hoje. Para isso o palestrante usou recursos visuais para dinamizar sua proposta de trabalho; mostrando imagens para exemplificar as afirmações, que em sua maioria, apresentavam um fundo cômico e muito realistas. Outro assunto abordado, foi a importância de tomar cuidado com rótulos, devemos tratar as pessoas de formas diferentes, sem desigualdades, mas é necessário que saibamos que um é diferente do outro, por isso o tratamento mesmo especial, deve ser diferente. 
Deve-se haver também uma mudança de paradigmas, o educador está sendo visto como uma figura digna de piedade, onde se as pessoas veem esse profissional passando na rua dizem: " Coitadinho, lá vai o professor...". Isso deveria ser revertido para que volte o respeito e se valorize o educador como ele merece. A Secretária de Educação da cidade, está se esforçando para resgatar a autoestima e valorização do professor aldeense, melhorando através desta, a qualidade de ensino.
A mudança nas técnicas de ensino são essenciais para a educação; o palestrante citou uma situação em que uma professora levou os alunos a um passeio pela cidade e juntos, elegeram as maravilhas da cidade de São Pedro da Aldeia. Essa iniciativa é extremamente inovadora e muito importante, pois os alunos têm a oportunidade de conhecer mais a cidade que vive e aprende a valorizá-las. A professora que realizou essa aula, foi premiada por sua ação.
Para finalizar a palestra, foi mostrado um clipe "One Love", com uma montagem de vários cantores de rua em vários lugares do mundo. O palestrante relacionou o diretor do vídeo com os professores, onde ambos devem aprender a se planejar; além de destacar a relação harmoniosa entre professor e aluno, que não estão sendo apresentados em algumas escolas de forma correta, onde geralmente há um comando do aluno sobre o professor.
Adorei estar mais próxima da realidade educacional de São Pedro da Aldeia, pois pude ter contato com os professores que tornam o aprendizado em ação. Percebi que muitos só precisam de mais apoio e recursos para aumentar sua motivação e assim possa ensinar melhor. Mas acredito que o verdadeiro educador não constrói sua motivação sozinha e vê em seus alunos a única base para continuar seguindo em frente.

Algumas imagens da Palestra: 




Minhas Atividades

Essa postagem é bem diferente das anteriores, pois venho mostrar um pouco das minhas experiências como normalista. No Curso Normal, os alunos precisam participar de determinados eventos para ampliar seu conhecimento e completar sua carga horária anual... Nas postagens a seguir irei apresentar para vocês, todos os eventos que já participei.

                             

De volta à escola!!

Hoje, é para muitos alunos e professores o primeiro dia de aula após as férias. Para começar com muita diversão e animação, pesquisei algumas brincadeiras que podem ser realizadas com os alunos:

Peteca: 


Como brincar Formar uma roda com pelo menos três integrantes. Quem vai começar segura a peteca com uma mão e bate nela de baixo para cima com a outra, lançando-a para um dos outros. Ao receber o brinquedo, essa criança o rebate, passando adiante. Quando alguém deixa a peteca cair, sai da brincadeira. Também é possível brincar sozinho, jogando a peteca para cima o máximo que conseguir.

Variações Há diversos outros tipos de peteca, entre elas aquela utilizada no jogo de badminton, que integra a Olimpíada. 

Amarelinha em Caracol:

Como brincar A diversão já começa na hora de desenhar no chão a amarelinha em forma de caracol. Em seguida, as crianças se posicionam em fila. A primeira joga uma pedrinha no espaço marcado com o número um. Ela deve saltar essa casa, cair na seguinte com um pé só e percorrer todas as outras pulando com esse mesmo pé. Quando chegar ao centro, pode colocar os dois pés no chão, dar meia-volta e voltar pulando em um pé só. Em seguida, brinca o segundo da fila e assim por diante. Na próxima rodada, todos devem jogar a pedra no número dois. Quem pisa na linha ou na casinha em que está a pedra sai do jogo. Se jogar a pedra no número errado, também sai. A brincadeira termina quando só houver uma criança. 

Variações Há no Brasil diversos tipos de amarelinha, desenhados com giz, tijolo, terra ou tinta. Os nomes variam dependendo do lugar. Amarelinha de caco, academia e macaca são alguns exemplos. Conheça algumas delas. 

Pedra, papel e tesoura:

Como brincar Com as mãos para trás, duas crianças escolhem entre três símbolos: pedra (mão fechada), papel (mão aberta) e tesoura (dedos indicador e médio formando um "v"). Em seguida, ao mesmo tempo, cada um apresenta o que escolheu. Pedra vence tesoura, papel vence pedra e tesoura vence papel. Se ambas escolhem a mesma, há empate. 

Histórico No livro Mãe da Rua (88 págs., Ed. Cosac Naify, tel. 11/3218-1444, 49,90 reais), Ettore Bottini conta que a brincadeira tem origem chinesa. Também chamada de joquempô, ela se popularizou no Japão e veio para o Brasil com os imigrantes desse país. É muito usada para definir quem começa um jogo.

                                                           
Você pode ter acesso a muitas outras brincadeiras no site: http://revistaescola.abril.com.br/brincadeiras-regionais/#Sudeste

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Uma promoção que vale à pena participar!


Chegaram nossas Férias!!

Encontrei um lindo desenho que pode ser utilizado com sua turminha!


Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5Z1upLNGhbks-OTueyUOwQZtgrV8dWsZ0SUlQevBHyCDmilR9QA-XMKUbbNnaFaH-0CIcmO81x5njAvO_uPmMZI6-8z3aeXU47qzRRUvCLtCJ6QTMGslDr8P5dPYKyNimrGLgDccwQHc/s640/32+c%25C3%25B3pia.jpg

quarta-feira, 11 de julho de 2012